Neste final de semana, dias 19 e 20, os alunos do quarto ano de Biologia Marinha da Unisanta farão o reconhecimento da comunidade biótica (animais e vegetais) de águas continentais. A saída será no rio Trindade, localizado na Fazenda Trindade, parte continental da cidade de Santos.
De acordo com prof. João Alberto Paschoa dos Santos, um dos responsáveis pela aula extramuro, “o rio tem uma característica ainda preservada e é altamente didático”.
Durante a atividade, serão realizadas medições de dados ambientais como: oxigênio dissolvido na água, temperatura da água, medição da quantidade de partículas na água, condutividade elétrica.
Os alunos analisarão também a comunidade de peixes, fitoplâncton, perifiton, macrófitas aquáticas, invertebrados do rio, além de realizar uma avaliação rápida do ambiente, seguindo um protocolo de avaliação.
O prof. João Marcos Miragaia Schmiegelow também orientará o grupo nesta expedição. A atividade integra a disciplina Ecologia Dulcícola.