Com os pés e as mãos na lama e dispostos a conhecer o mangue, suas características, fauna, flora e a importância dele para o meio ambiente, cerca de 100 universitários do 1° ano do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), participaram da saída de campo, realizada no último domingo (dia 11), pela disciplina de Ecologia das Populações.

Um domingo diferente para os alunos que trocaram uma manhã de descanso por uma aula no mangue. Com um cheiro não muito agradável e obstáculos naturais, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o mangue, conhecido também como berçário, pelo grande número de animais que ali se reproduzem. No Brasil, que tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo, os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho.

Com roupas próprias, as mais velhas que puderam encontrar no guarda-roupa, os alunos chegaram entusiasmados para a atividade. No mangue, localizado perto da balsa entre Guarujá e Bertioga, os alunos encontraram um rico ecossistema, mas que apresentava sérios problemas, como a poluição. Durante duas horas os universitários estudaram a vegetação e ajudaram a limpar o local. Carregando sacos de lixo, eles recolheram tudo que encontravam no caminho. E divididos em grupos, cada participante tinha uma função. Enquanto um dava a direção certa através de uma bússola, outros analisavam a vegetação, mediam as árvores, e um era responsável por anotar todas as informações.

No final, todos os alunos, já da cor marrom, entregaram o relatório com os dados coletados para os professores. A saída de campo é organizada pelos professores João Alberto Paschoa e Orlando Couto Júnior. Segundo o professor João Alberto, é fundamental tirar os estudantes de dentro da sala de aula para mostrar na prática o que eles aprendem na teoria. “O mais importante é a vivência que se adquire durante toda a atividade. E o interesse dos alunos é impressionante”, conclui o professor.