Mais uma vez, alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) farão intercâmbio no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Os universitários aprovados na primeira fase de convocação terão a oportunidade de estudar em diferentes instituições internacionais.

Entre os contemplados pelo programa, até o momento, e que estudarão no Reino Unido estão: Willians de Oliveira Santos (Engenharia Química), na University of Birmingham; Stephanie Maria Menghini Barra, (Engenharia de Petróleo), na University of Aberdeen; Rafael Rodrigues Brito (Engenharia Química), na London South Bank University; Fernando Chad Silva (Engenharia de Petróleo), na University of Salford e Thiago Manzioni Farias Ruella (Engenharia de Petróleo), na University of Manchester.

No Canadá estarão os alunos Oswaldo Ribeiro de Oliveira Junior (Engenharia de Petróleo) e Lucas dos Santos Celestino (Engenharia da Computação), ambos na University of Calgary; Phelipe Allan Silva de Jesus (Engenharia Civil), na Carleton University e Caroline Santos Freire Morgado (Engenharia Civil), na University of Toronto.

Sobre o Programa – O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff, em 2011, para tentar qualificar estudantes de áreas-chave para o desenvolvimento tecnológico do País, como Engenharia, Física, Medicina e Computação, o Ciência sem Fronteiras pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior fora do Brasil. Os estudantes selecionados pela iniciativa federal recebem ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Outro intercâmbio – Recentemente,  a Unisanta enviou a 19ª turma de alunos de Engenharia para a França. O grupo participará de intercâmbio em um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo: o Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica de Toulouse. A Unisanta é a única da América Latina credenciada no programa internacional.