Simpósio mostrará últimas pesquisas na área por meio de exposições, minicursos e oficinas, de 21 a 25 de julho

A 17ª edição do Simpósio de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com as inscrições abertas até o dia 10/7 (quinta-feira). O encontro acontecerá entre os dias 21 a 25 de julho, na Unisanta.

Neste ano, o simpósio terá 18 minicursos, 12 palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e concurso de fotos, entre outras atividades. Dentre os temas, serão abordados: os tubarões no Brasil dizimados pelo comércio internacional, Aves Costeiras do Litoral de São Paulo, projetos como Albatroz, Pescador Amigo, Cavalos do Mar e Golfinho Rotator.

O objetivo deste encontro é promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes das Ciências Biológicas.

As inscrições podem ser feitas online pelo site do Simpósio de Biologia Marinha. Valores especiais para alunos e ex-alunos da Unisanta.

Dia 22/07 – 09 – 10h30

Palestra A – “Aspectos Biológicos dos Cefalópodes e Ocorrências na Costa Brasileira”: Dr Teodoro Vaske Júnior UNESP-CLP

Palestra B – “Plano de Contingencia para Fauna Oleada”: Andrea Maranho – GREMAR

11 – 12h30

Palestra A – “Os tubarões no Brasil dizimados pelo comércio internacional”: Paulo Guilherme Alves Cavalcanti – Projeto Divers for Sharks.

Palestra B – “Foto Identificação e Telemetria por Satélite da Maior Espécie de Raia do Mundo”: Guilherme Kodja – PROJETO MANTAS DO BRASIL

13 – 14h30

Palestra A – “Aves Costeiras do Litoral de São Paulo”: Bruno Lima – Biólogo/Ornitólogo: Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO)

Palestra B – “A fauna da Selva de Pedra”: Drª. Eliane Vicente – Ecorefugius / Projeto Morcegos Brasileiros.

15 – 16h30

Palestra A – “Projeto Cavalos do Mar: os cavalos-marinhos como símbolos da proteção dos oceanos”: Ms. Suzana Muniz Ramineli – Naturaulas Cursos Ambientais e Projeto Cavalos do Mar.

Palestra B -“Projeto Pescador Amigo: a problemática das capturas acidentais de golfinhos e tartarugas marinhas”: Profª. Drª. Carolina P. Bertozzi – Projeto Biopesca.

17 – 18h30

Palestra A -“Desafios para o Desenvolvimento Sustentável nos Grandes Centros Urbanos”: Dr. Mohamed Habib – UNISANTA.

Palestra B -“Qualidade Ambiental e Qualidade do Pescado: Aspectos Complementares da Segurança Alimentar”: Dra. Rúbia Yuri Tomita – Instituto de Pesca/SAA-SP.

19 – 20h30

Palestra A -“O golfinho-rotador e o Projeto Golfinho Rotador”: Biol. Rafael Pinheiro – Projeto Golfinho Rotador.

Palestra B-“Projeto Albatroz: impactos antrópicos e conservação de aves marinhas”: Médica veterinária Juliana Yuri Saviolli – Coordenadora de medicina da conservação do Projeto Albatroz.

18h30 – 20

“Envelope Sonoro”-  um mergulho nas sonoridades de instrumentos – Zero Beto Freire.

18h30 – 20

“O Lúdico e a regionalização no ensino de Ecologia” – Profª Ms. Cynthia Stelita Schalch.