Leandro Sybilla Borges Pedro, atualmente no 2º semestre do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e formado em Técnico em Informática (Redes de Computadores) pelo SENAI, obteve o terceiro lugar na categoria “Suporte a Redes PC” na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2009, realizada de 9 a 14 de novembro de 2009.

Promovida há mais de 20 anos no Brasil, a Olimpíada do Conhecimento é considerada a maior competição de educação profissional das Américas e reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas de unidades escolares do SENAI. No evento, os alunos participam de provas práticas e teóricas que levam em consideração não apenas o conhecimento técnico e tecnológico, mas também suas habilidades e qualidades pessoais.

Esta foi a primeira participação de Leandro na competição que, após ter sido selecionado para integrar a delegação santista, passou por um intenso período de treinamento por três meses sob a orientação do professor e ex-aluno de Engenharia da Unisanta, Alexandre Stucchi.

Logo na primeira manhã de atividades na competição, Leandro já tomou parte no programa de planejamento de uma rede de computadores e, à tarde, realizou uma prova teórica. Nos outros dias, em período integral, desenvolveu diversas atividades a partir de uma extensa lista de tarefas a serem cumpridas que compreenderam a configuração de uma rede envolvendo as plataformas Windows e Linux, passando ainda pela configuração dos roteadores e atividades ligadas à virtualização.

“A primeira prova prática consistiu na configuração de uma rede local de uma sala (LAN), a segunda e a terceira de uma rede empresarial (LAN e WAN), culminando com a prova de segurança da informação”, explica o aluno, que ficou responsável pela elaboração de todo o cabeamento, piso elevado, rede wireless e criação de usuários. “O campeão da competição conseguiu concluir cerca de 50% das avaliações, tal o grau de dificuldade”, revela Leandro. Esgotado o tempo da prova, todos os estudantes deixam seus postos de trabalho, que são então visitados pelos avaliadores.

“Os professores das unidades escolares também transitam pelo evento, mas não podem conversar com os alunos. Até para ir ao banheiro, os avaliadores, que circulam o tempo todo, vão junto”, declara. O aluno recorda que até mesmo na hora das fotos, não se pode olhar para a máquina, nem fazer gestos. “A avaliação é permanente e você pode perder pontos se acharem que podem estar passando respostas para você”. Também não pode haver consulta a qualquer material, apenas às normas técnicas, em inglês.

Reforçando o caráter multidisciplinar da competição, Leandro diz que as habilidades pessoais estão sendo permanentemente avaliadas: “Avaliam até mesmo se você está utilizando corretamente a coleta seletiva de lixo, sua organização e até mesmo se houve mudança no seu ritmo de trabalho ao perceber que o competidor ao seu lado está cumprindo a tarefa com mais rapidez”, ressalta.

Leandro, que está concluindo o módulo intermediário de inglês e pretende conquistar as certificações Java e Cisco, credita o sucesso de sua participação na competição à sua dedicação e capacidade de concentração. “É preciso se dedicar muito e focar, pois tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode ser corrido e desgastante. É importante ter sempre vontade de participar e não desistir diante dos obstáculos”, aconselha.