Carlos Henrique Bezerra, aluno do quinto ano do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, estagia, desde fevereiro de 2012, na área de infraestrutura da Scania. Fundada e sediada na Suécia em 1891, a multinacional atua na fabricação de caminhões e ônibus, além de motores marítimos e industriais, operando em cinco países e contando, atualmente, com mais de 28 mil colaboradores.

Carlos explica que o programa de estágio na área de infraestrutura na companhia envolve o chamado “job rotation”, onde o estudante aprende um pouco sobre cada uma das áreas de operação da Scania.

“Originalmente, eu passaria pelas áreas de DBA (bancos de dados), SO (sistemas operacionais), Storage/Backup e Application Server. Após passar por SO, segui para a área de Application Server, acabei me identificando com esta área e fui autorizado a continuar. Hoje trabalho com servidores de aplicações utilizando tecnologias como PHP, Jboss e IIS, entre outras”, revela Carlos – que, para ingressar na multinacional, passou por um rigoroso processo seletivo envolvendo provas online, dinâmica de grupo, apresentação para os coordenadores das áreas e entrevista e conversação em inglês.

Aos estudantes que buscam boas posições em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o aluno de Engenharia de Computação sugere que leiam bastante e estejam sempre atualizados: “em uma área como a nossa, as tecnologias mudam constantemente”, observa o aluno, que também realizou um intercâmbio de um mês na Nova Zelândia em Julho deste ano para aperfeiçoar o seu inglês. “O inglês é fundamental para todas as multinacionais e a maioria das entrevistas que realizei antes de ingressar na Scania solicitavam conhecimentos do idioma”, destaca.

Falando sobre a importância da faculdade para a sua formação, Carlos ressalta que os projetos e atividades acadêmicas foram de grande relevância para o seu desenvolvimento e aprendizado: “Toda a formação da faculdade é importante, desde o cálculo, que nos ajuda a raciocinar com mais rapidez, até as aulas que tratam de temas tecnológicos e específicos de algumas áreas. Uma das coisas que sempre achei importante são os projetos e atividades que fazem com que o aluno precise ir atrás para descobrir como funciona cada detalhe, desde um circuito integrado até um motor de passo”, finaliza Carlos.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/d13-3009-aluno-de-engenharia-de-computacao-carlos-bezerra-estagia-na-multinacional-scania.htm