Através de um projeto de iniciação científica sobre o domínio da linguagem de Libras, a aluna de Pedagogia EaD da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Raphaela Gonçalves, conquistou uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de forma inédita. O curso tem nota 5 no MEC.

O PIBIC, ligado ao Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicação, visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

O interesse de Raphaela pela pesquisa surgiu quando teve contato com a disciplina de Libras. A partir daí, ela enxergou de uma nova forma as pessoas que se comunicam por essa linguagem.

“No meu estágio em educação percebi também que muitos professores sentem dificuldades em lidar com indivíduo surdo, por terem pouco conhecimento em Libras, já que um semestre é pouco para um aprendizado mais concreto. Com isso, fiz a pesquisa para que os resultados me ajudem a incentivar o estudo dessa linguagem tão importante”, afirma a aluna.

Para o diretor da EaD da Unisanta, Marcelo Cruz, a aprovação de uma bolsa PIBIC para uma aluna desse segmento ratifica a qualidade do trabalho realizado e quebra o paradigma de que na Educação a Distância não há produção científica.

“A Educação a Distância da Unisanta terá um espaço exclusivo no Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica (COBRIC), que acontece em outubro na Unisanta e serão apresentados todos os trabalhos dos alunos. “Uma EAD de qualidade, como a que é feita na Unisanta, gera frutos quantitativos e qualitativos para a Universidade, haja vista os números e resultados da modalidade na Instituição”, comenta Cruz.

Coordenadora do curso de Pedagogia EAD, a professora Marcia do Valle vê a responsabilidade e o sucesso caminhando juntos, como resultado da nota 5 no MEC.

“O mais significativo é se colocar no lugar do aluno e manter com ele uma relação próxima e prazerosa para seu futuro profissional. A profissão de professor está desvalorizada na sociedade, por isso o meu esforço em acolher e dar a formação de excelência a cada aluno do curso de Pedagogia EaD da Unisanta é o meu compromisso”, conclui a coordenadora.

As pesquisas em educação foram a essência para Raphaela alcançar o sucesso. A aluna está mais motivada ainda, após receber a inédita bolsa PIBIC.

“A pedagogia me permite um amplo leque de possibilidades de atuação e pesquisa, por isso é um prazer, e também um desafio, receber essa bolsa como incentivo para melhora do meu desempenho profissional. Espero motivar outros alunos a desbravarem as pesquisas científicas na educação, pois são extremamente necessárias e enriquecedoras”, conclui a universitária.