Parte do premiado acervo de microscópios antigos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está exposta no Educandário Santista. No local, grupos de alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental da instituição beneficente tiveram a oportunidade de conhecer  a história da microscopia, em palestras a cargo do técnico da Unisanta, Antonio Aires da Cunha Filho.

A pedido da Coordenadoria dos Parceiros do Saber, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, a coleção continuará exposta no educandário e será utilizada em aulas especiais ministradas pelo técnico, às quintas-feiras, a partir das 19h, aos alunos da Educação de Jovens e Adultos de diferentes escolas da cidade.

De acordo com Cunha Filho, além dos conceitos de microscopia, o técnico também tenta levar aos alunos “motivação, compostura e valorização da família, através das conversas”.

O acervo da Unisanta é um dos maiores do País e, sempre que possível, recebe novas peças, sendo a última adquirida no Uruguai. Os equipamentos ficam expostos no bloco B, sala 25, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Podem ser vistas relíquias de importantes nomes da microscopia, como Robert Hooke, Hans Jansen e Anton Van Leeuwenhock. A Unisanta fica na Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.

Aptidão manual – Com 15 anos de idade, Antonio Aires da Cunha Filho já apresentava dotes manuais. O garoto trabalhava na joalheria de seu pai, quando recebeu convite do diretor do colégio em que estudava para cuidar da limpeza dos microscópios da instituição.

“Antes de comprar os equipamentos, o diretor impôs ao vendedor, como condição de compra, que me fosse oferecido um treinamento de limpeza das peças. Ali foi meu primeiro contato com a microscopia”, lembra.