Com essa parceria a Unisanta receberá um robô para aulas práticas de procedimento de robótica, que pode ser utilizado em linhas de produção, como ocorre em diversas empresas

Na próxima sexta-feira, 10/5, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a ABB — empresa líder em tecnologias de energia e automação, que surgiu da fusão da empresa sueca Asea e a empresa suíça Brown Boveri — assinam protocolo de intenções e ampliam a abrangência do núcleo permanente de pesquisa e inovação entre as instituições.

Assinatura será às 16h, na Sala de Atos da Reitoria, (Rua Oswaldo Cruz, 277, 3º andar, Bloco M5) e tem como objetivo multiplicar os projetos industriais de inovação científica entre a Universidade e a empresa.

Em 2011, a Universidade recebeu gratuitamente da ABB a licença do software Robot Studio – School Edition, que simula a atuação de robôs em diversas atividades, para uso nos laboratórios de Engenharia, especialmente nas áreas de Eletrônica e Mecatrônica. Os professores de Engenharia João Baptista do Amaral Júnior, Fernando Branquinho e equipe interdisciplinar receberam capacitação da empresa para a utilização do software.

Essa parceria e viabilizou a negociação da compra de um robô pela Unisanta, que chegará no fim de julho deste ano, e ajudará a criar procedimentos de robótica em sala de aula. Os alunos das Engenharias de Produção, Mecânica e Eletrônica poderão desenvolver, de forma didática, processos de automação, ampliando o conhecimento técnico-científico.

Unisanta e ABB

Diretores da ABB no Brasil já ministraram palestras a professores e alunos da Unisanta e demonstraram interesse em recrutar estagiários e promover cursos e visitas técnicas dos alunos à ABB. Ex-alunos da Unisanta atuam com destaque na empresa. Veja um dos exemplos.

Porém, o relacionamento com a Unisanta é mais antigo. Em 2005, quando a unidade didática – minirrefinaria – da Petrobras passou por um processo de modernização, o curso de Engenharia Química da Unisanta e a ABB foram responsáveis por atualizar a unidade, única em operação no País e que está instalada no Laboratório de Engenharia de Petróleo da Universidade. A ABB fez a automação do projeto e a Engenharia Química Unisanta criou os equipamentos em acrílico utilizados na maquete, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e também a comunicação visual.

Sobre a ABB – Está entre as cinco maiores multinacionais em atuação no Brasil e entre as 20 maiores do mundo. Presente em mais de 150 países, tem crescido em larga escala anualmente, ganhando cada vez mais mercado. A ABB Brasil responde por todo o fornecimento de projetos da ABB na América Latina.

A empresa contribui com a evolução tecnológica no mundo inteiro no setor de sistemas e produtos de potência e automação. Com diversos projetos pioneiros por todo o mundo, é reconhecida internacionalmente como excelência e referência na área de energia.