Israel Murat, formado em Engenharia Elétrica na Universidade Santa Cecília (Unisanta), é o mais novo Project Manager (Gerente de Projeto) da multinacional ABB, empresa líder mundial em tecnologias de energia e automação.

Ele supervisiona todo o projeto solicitado pelo cliente, desde a assinatura do contrato até a conclusão e entrega final. Para tanto, lidera uma equipe composta por engenheiros projetistas, controladores de gastos, técnicos, pessoal de fábrica, logística, além de ter contato direto com os clientes.

Para a condução do cargo, revela, é preciso amplo conhecimento de engenharia bem como de gestão de pessoas e processos.

Para integrar o quadro funcional da ABB, Murat passou por um rigoroso processo seletivo chamado Futuros Talentos ABB, que contou com mais de 21 mil inscritos, sendo 60 vagas em diversas áreas de atuação. Para a função de Project Manager havia apenas oito vagas.

A seleção teve as seguintes etapas classificatórias: análise de currículo; provas de matemática, conhecimentos gerais, português, inglês e conhecimentos específicos; dinâmica de grupo; entrevista individual, em inglês e outra com o gestor da área; além de painel de apresentação.

Concluídas todas as etapas, os contemplados com as vagas passaram por uma semana de treinamentos (um dos maiores investimentos da ABB em novos funcionários) e, em seguida, começaram a atuar em grandes projetos em suas respectivas áreas.

Murat atua em sistemas de subestações para concessionárias de energia (Utilities). A ABB vende subestações inteiras bem como todo sistema de transmissão e energização. Tais projetos são diretamente responsáveis pelo crescimento tecnológico e de infraestrutura do país.

Sobre a ABB

Resultado da fusão da empresa sueca Asea e a empresa suíça Brown Boveri, a ABB está, atualmente, entre as cinco maiores multinacionais em atuação no Brasil e entre as 20 maiores do mundo.

Presente em mais de 150 países, tem crescido em larga escala anualmente, ganhando cada vez mais mercado. A ABB Brasil responde por todo o fornecimento de projetos da ABB na América Latina.

A empresa contribui com a evolução tecnológica no mundo inteiro no setor de sistemas e produtos de potência e automação. Com diversos projetos pioneiros por todo o mundo, é reconhecida internacionalmente como excelência e referência na área de energia.

Papel da Unisanta

“A Unisanta foi uma das maiores responsáveis pelo meu sucesso nesse processo seletivo e minha entrada na ABB”. Assim Israel resume a contribuição do Santa Cecília nessa importante conquista. Mas, sua história com a Instituição começou bem cedo, quando tinha apenas dois anos e deu suas primeiras braçadas na piscina da Unisanta. Estudou no Colégio Santa Cecília e, após alguns anos no exterior, retornou à Unisanta para fazer seu curso superior.

“Escolhi fazer Engenharia Elétrica na Unisanta, pois considero a Instituição uma das grandes potências nacionais nessa área”, comenta o jovem profissional. Destaca ainda a importância da base teórica e prática que recebeu por meio de “excelentes professores e laboratórios”.

“Os professores foram diretamente decisivos, pois nunca se restringiram à matéria das páginas dos livros, mas passaram informações precisas das tecnologias atuantes no mercado e, principalmente, das experiências que têm em suas áreas de atuação”.  Israel lembra com carinho de vários mestres, entre eles Celso Volpe, Silvério Penin, Anatol, Barbuy, Alexandre Shozo e Ysnel Valvano, “professores brilhantes e grandes formadores de profissionais”.

Sucesso também no esporte

Quanto à vida esportiva, a Unisanta foi a casa de Murat desde pequeno, quando começou na natação baby, até passar por todas as categorias do esporte. “São 24 anos de natação na Unisanta, onde conquistei diversos títulos como campeonatos paulistas e brasileiros, jogos abertos e regionais pela cidade de Santos, e diversos títulos absolutos em certames Brasileiros e Portugueses”.

Dos campeonatos nacionais aos internacionais, ele faz questão de dizer que a Unisanta “sempre deu a estrutura que um atleta de alto rendimento precisa para obter grandes resultados e diversos recordes”.

A carreira esportiva não atrapalhou os estudos desse idealista, que conseguiu conciliar as aulas com os treinos e competições, e atribui suas conquistas à preocupação da Instituição com a formação integral de seus alunos.

“Hoje posso dizer que tudo que sou devo ao Santa Cecília.” Atualmente, ele tenta manter os treinamentos num ritmo menor, mas ainda quer ajudar a equipe nos campeonatos nacionais.

Também faz questão de agradecer a dedicação dos treinadores Márcio Latuf e Alexandre Paes, além da professora Rosa do Carmo, “que sempre ofereceu o suporte necessário nas horas difíceis”.