Mestrado Ecologia
Mestrado em Ecologia

Alunos do Mestrado participarão de pesquisas nacionais e internacionais em parceria com o Instituto, que terá como sede a Universidade Santa Cecília

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será sede da Fisheries and Food Institute (FIFO) ou Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar http://www.fisheriesandfood.org. A parceria reforça a tradição da Universidade pioneira em pesquisas na área de Meio Ambiente, que dão suporte também à iniciação científica e às necessidades da região. O Instituto une-se ao complexo de laboratórios da Unisanta ligados à área ambiental, como o Laboratório de Ecotoxicologia e o de Operações Unitárias, entre outros.

“O curso de Mestrado em Ecologia da Unisanta foi aprovado pela CAPES por unanimidade, o grupo é muito bom e inclui um balanço muito saudável de professores maduros e jovens. Na verdade esse curso preenche um “nicho vago” nessa área de Ecologia e no Estado de São Paulo. É muito salutar, muito apropriada e inovativa essa iniciativa da Unisanta”, afirma diretora executiva do FIFO e docente da Unisanta, Profa. Dra. Alpina Begossi.

Alpina é PhD em Ecologia pela UCDavis, EUA, e pesquisadora do CAPESCA-PREAC-UNICAMP, Campinas e Paraty, Brazil. Realiza estudos sobre Pesca e Ecologia Humana (Ecologia de Pescadores) em diversas regiões do Brasil desde os anos 80. Além da doutora, Mariana Clauzet, Milena Ramires e Walter Barrella, pesquisadores da FIFO, também serão docentes do curso da Unisanta.

“Temos estudado há 20 anos o litoral paulista e fluminense, encontrando problemas similares, de poluição por empresas, de áreas de proteção ambiental mal definidas ou ainda em definição, dos grandes barcos que entram nas baías, dentre outros. Esses problemas devem ser estudados para a busca de soluções sustentáveis para a pesca e para o consumo das populações locais ou residentes”.

Entre as pesquisa realizadas recentemente pela FIFO destacam-se o projeto de pesquisa na região de Ilha Grande e Paraty, em 2009, cujos resultados estão no livro “Ecologia de pescadores da baia de Ilha Grande” (Editora RIMA); o projeto atual de pesquisa IDRC (Canada)-UNICAMP e FIFO (parceira) em andamento em Paraty (2009-2014) sobre manejo pesqueiro e o projeto de pesquisa Unesco.

De acordo com a diretora da FIFO, a prioridade será desenvolver estudos que possam auxiliar com soluções e sugestões nos problemas locais. Entre os temas que poderão ser abordados nas futuras pesquisas estão o manejo da pesca artesanal, o conhecimento ecológico sobre peixes comerciais e estudos sobre pesca e segurança alimentar, entre outros.

A pesca artesanal compreende aproximadamente 50% da produção nacional do pescado. Entre os problemas que afligem o setor pesqueiro no litoral de São Paulo estão os conflitos entre as áreas de pesca industrial e artesanal, recursos pesqueiros em estado crítico, a manutenção da diversidade de pescado para o consumidor, de forma sustentável e a realização do manejo da pesca artesanal.

Por meio da parceria, alunos do Mestrado em Ecologia da Unisanta e estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação poderão desenvolver pesquisas nacionais e internacionais relacionadas à gestão de recursos costeiros. “A parceria entre FIFO e Unisanta proporcionará possibilidades de colaboração em nível nacional e internacional. Ter uma sede na Unisanta permitirá a interação entre esses pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação (iniciação científica) e professores da Universidade”, afirma a diretora.

A organização da FIFO é composta por pesquisadores doutores de universidades brasileiras e membros associados de diversas instituições internacionais. Sua finalidade é apoiar o desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do seu ambiente, através das atividades de pesquisa em temas como “diversidade e alimento para o futuro” e “pesca e segurança alimentar”.

Mestrado – O Mestrado em Ecologia e Sistemas Costeiros da Unisanta está com inscrições abertas. Entre seus objetivos está a formação de profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente, aptos para atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e sócio-ambientais. Linhas de atuações: Gestão costeira / Biogeoquímica ambiental / Manejo e conservação de recursos pesqueiros / Respostas da vegetação costeira a impactos ambientais / Caracterização e usos da vegetação de ambientes costeiros / Estudos ecotoxicológicos como indicadores de qualidade ambiental / Ecologia humana, etnoecologia e conservação de recursos naturais.

Poderão participar graduados nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas interessados em desenvolver trabalhos relacionados às questões socioambientais, buscando a sustentabilidade de atividades antrópicas em áreas costeiras e marinhas.

Aulas a partir de março de 2011. Informações: (13) 3202.7100 ramal 304. Inscrições: http://www.unisanta.br/mestrados
Descontos especiais para empresas conveniadas, grupo de amigos e ex-alunos da UNISANTA. Financiamento em até 36 meses.