A 11ª edição do Simpósio de Biologia Marinha, promovido pelo curso de Ciências Biologias (Biologia Marinha) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi encerrada nesta sexta-feira (4), com três trabalhos de alunos da Universidade premiados.
“Monitoramento de Mudas de Plantas Manguezal, Rizophora mangle, replantadas em áreas degradadas, na região do Rio Santo Amaro, no município do Guarujá-SP”, trabalho desenvolvido por alunos e professores da Unisanta, conquistou o primeiro lugar no concurso entre mais de 50 trabalhos científicos selecionados pelo Simpósio.
Foram premiadas também as fotografias feitas pelos alunos participantes do evento, expostas no Bloco E. A premiação foi dividida em cinco categorias: Aves Marinhas, Mamíferos, Subaquática, Paisagem e Voto Popular. Nas duas últimas, as fotos ganhadoras foram de duas alunas da Unisanta: Gabriela Florindo e Talita Alves Vieira Gomes. Uma delas retrata o arquipélago de São Pedro e São Paulo; e a outra foi feita em Fernando de Noronha.
O encerramento contou também com uma mesa-redonda sobre as zonas úmidas costeiras, iniciada pelo mediador Prof. Roberto Pereira Borges, da Universidade, explicando a importância da conservação destas para o desenvolvimento regional. Em seguida, o diretor de projetos do Instituto BiomaBrasil, Dr. Clemente Coelho Junior, falou sobre as ameaças à conservação das zonas úmidas costeiras no litoral brasileiro. A Dra. Marília Cunha Lignon, da Universite Libre de Bruxelles, explicou o auxílio de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficos na gestão de zonas costeiras e, antes de abrirem para o debate com a platéia, o professor Dr. Fabio Giordano, da Unisanta, expôs ao público os trabalhos dos Projeto EcoManage no Estuário de Santos – São Vicente.
Simpósio – O evento, que aconteceu de 30 de junho a 4 de julho, teve 30 minicursos ministrados por professores doutores de universidades públicas e particulares como Unicamp, USP, Unesp, Federal de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Carlos, Rio Grande do Sul, além da Unisanta. Estiveram presentes convidados pertencentes a instituições dos EUA, Espanha e Bélgica.
Foram realizadas 13 palestras e a mesa-redonda sob o tema "A importância das zonas úmidas costeiras no plano de desenvolvimento regional".
Mais de 800 participantes, vindos de 20 estados brasileiros, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, fizeram parte dessa edição, um recorde de estados representados. Estavam também representadas 151 instituições de 148 cidades.
O objetivo do encontro é promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação, gerando oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.