A delegação da Eslovênia foi homenageada nesta sexta-feira à tarde (29/7) pelo Pró-Reitor da  Universidade Santa Cecília, Marcelo Teixeira e atendeu a imprensa. A expectativa de chegar às finais  é nos 100m peito, com Damir Dugonjic.

“Quando chegarmos ao Rio de Janeiro, tudo estará resolvido”, afirmou o Diretor Técnico de Natação da Eslovênia e responsável equipe feminina, Miha Potocnik, durante a entrevista à imprensa concedida na tarde desta sexta-feira (29/7), na Universidade Santa Cecília, em Santos.

Explicou o dirigente que essa é a quarta vez que ele participa de uma Olimpíada, e em todas essas ocasiões ocorreram problemas como os registrados no Rio de Janeiro, sobre acomodações que não estavam totalmente prontas e desagradaram os australianos..

“Quando chegarmos ao Rio de Janeiro tudo estará resolvido”, afirmou Potocnik.  Ele está tranquilo também quanto à segurança, pois todos se sentem protegidos, “como se estivessem em uma pequena prisão”.  Sobre outro tema polêmico, o doping que resultou na suspensão de atletas russos, Miha Potocnik  limitou-se a dizer que esse é um problema no mundo todo. “Mas minha tolerância é zero”, disse.

Os eslovenos não têm muita chance de ganhar  medalha de ouro, segundo Potocnik. Sua aposta maior é a equipe chegar  às finais nos  100m peito por meio de Damir Dugonjic, de 28 anos. Nos Campeonatos Mundiais da FINA, naquela modalidade, esse atleta ficou em 5º lugar nos 50m peito (2015), em 4º nos 100m e 50m peito (2013) e em 10º em 2009. Foi o 16º nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008)  e 18º nos Jogos Olímpicos Londres (2012).

Clima e hospitalidade – O clima de Santos, frio e um pouco chuvoso, também agrada aos atletas. A hospitalidade santista foi mencionada por Miha Potocnik e pelo técnico Igor Velickovic.  Ele  elogiou a hospitalidade antista e a organização da Unisanta. “Estive em Santos há 4 ou 5 anos antes, na Maratona Internacional de Águas Abertas (2011) e estou muito feliz em retornar à Cidade”, disse.

Muito discretos mas atenciosos, os eslovenos falaram pouco. Nenhum atleta apareceu para a entrevista, pois estavam se aquecendo nesse horário. A delegação da Eslovênia de natação começou a treinar na quarta-feira (27/7), na piscina da Unisanta. Estão na Cidade dez nadadores além da equipe técnica.

A equipe de natação ficará em Santos até 2 de agosto. Outros destaques da  natação, além de Damir :

Anja Klinar – nascida em 03 de abril de 1988, 28 anos.
Provas que irá competir na Rio 2016: 400m medley /  400m livre / 200m borboleta / 4X200m livre.
Já participou de três olimpíadas (2004-2012). Conquistou quatro medalhas de ouro nos Mediterranean Games (realizado a cada quatro anos, entre as nações ao redor Mar Mediterrâneo) 2005 – 200 m medley; 2009 -400 m medley; 2013 – 200m medley e 400 m medley.

Tjasa Oder – nascida em 22 de junho de 1994, 22 anos
Provas que irá competir na Rio 2016: 800m livre / 4x200m livre (reserva)
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 competiu nos 800m livre, terminando em 25º lugar. Medalha de bronze no Campeonato Europeu em 2016 (Londres), nos 800m livre. Além dos mencionados acima compõem a equipe: Tjaša Vozel, Janja Šegel, Tjaša Pintar, Špela Perše (a confirmar), Špela Bohin. Entre os homens, Anže Tavčar, Martin Bau e Robert Žbogar.

O atleta de triatlo Mateja Simic chegará em Santos  no próximo dia 6 e treinará na Cidade até dia 14.