No lugar de trotes violentos e brincadeiras constrangedoras, os estudantes de Fisioterapia da Universidade prepararam um vídeo e palestras sobre que os calouros irão aprender. A Universidade estimula também o trote ecológico e solidário, em todos os cursos.

Um vídeo produzido e apresentado pelos veteranos marcou a recepção aos calouros de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na segunda-feira (02/2).   Normalmente são os professores que fazem a apresentação dos cursos, mas na Fisioterapia é tradição haver esse envolvimento dos veteranos.

A presidente do Diretório Acadêmico de Fisioterapia, Nathalia Firmino, diz que os  estudantes procuram receber os calouros com o mesmo carinho e gentileza como que são recebidos. “Eu me senti acolhida no ano passado, quando ingressei na Faculdade e considero importante manter este clima”. “Procuramos receber os calouros com o mesmo carinho e gentileza que vemos quando começamos a estudar”.  A recepção é organizada pelo DA. Eugênio Lopes Sanchez, pela Atlética e  pelas Ligas Acadêmicas, que fazem palestras e atendimentos à população, orientados por professores.

As Clínicas, laboratórios, estúdios de TV (no caso dos cursos de Comunicação) foram visitadas pelos estudantes de todos os cursos.

Trote  ecológico e solidário

Até 6 de março os estudantes poderão participar do Trote Solidário e Ecológico. Arrecadações de alimentos, de lixo eletrônico, retirada de microlixo das praias, doação de sangue e inscrição para doar medula ao Hemonúcleo são algumas das propostas.

Os alimentos e o lixo eletrônico devem ser entregue na Central de Informações da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.  O Trote Solidário e Ecológico tem por objetivo aproximar calouros e veteranos, marcando a ideia de responsabilidade social e ambiental, substituindo o trote original, proibido dentro da Universidade.

A Campanha surgiu em 2006 e já teve mais de oito toneladas de produtos arrecadados. Participam desta promoção calouros e veteranos de todos os cursos.  São recebidos  alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e de sal, que serão revertidos ao Lar Santo Expedito que fica na Rua Vitor de Lamare, 11, no Boqueirão, em Santos.

Doação de sangue e de medula- Outra forma de participar é doar sangue ou ainda fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. A proposta da Universidade é conscientizar os universitários sobre a importância dessa ação, incentivando os jovens a formar grupos e se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Os Diretórios e Centros Acadêmicos da Unisanta poderão organizar grupos, incluindo alunos veteranos, interessados em doar sangue ou fazer o cadastro no Hemonúcleo de Santos.

Lixo eletrônico – Pensando na preservação do meio ambiente, a Universidade sugere aos alunos que desenvolvam ações como a retirada de microlixo nas praias e a arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.

Prêmio – As primeiras 500 pessoas poderão trocar sua doação por um brinde especial. O curso que tiver a maior quantidade  de arrecadação receberá o Troféu Solidário, além de reportagem para o Programa Espaço Unisanta da Santa Cecília TV.