A trajetória do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi o tema do Trabalho Final de Curso (TFC) escolhido pelas alunas Kitty Yoshioka e Pepi Marson. Elas produziram um infográfico multimídia contanto a história do curso, obra inédita na Universidade.

A ideia surgiu nas aulas de Linguagem e Design Editorial, a partir de um trabalho solicitado pelo professor André Reis. Tratava-se de uma infografia para revista sobre os professores, alunos ou matérias relacionadas aos cinco anos do curso. As alunas ampliaram o projeto, juntaram o máximo de informações interessantes sobre os cinco anos de Produção Multimídia em um único infográfico. “Para deixar o projeto ainda mais elaborado e com um apelo visual maior resolvemos animar o infográfico”, conta Kitty.

O primeiro passo foi o levantamento de dados, a partir de intensa pesquisa. “Não existe infográfico sem dados, um infográfico é uma representação visual informativa e comunicativa de dados”, conta o professor André Reis, orientador da dupla. Com os dados tabulados, foi feito o brainstorm, um processo de criação, pesquisa sobre o público-alvo atingido. Um texto para servir de base para passar a informação e outro para a narração. Depois, um estudo sobre cor, tipografia e iconografia, sempre tendo como foco o público alvo.

Depois de finalizada a pesquisa e a parte teórica, as meninas se dedicaram ao desenvolvimento do projeto, que, no caso, é uma animação feita em Adobe After Effects e Adobe Premiere. Uma infografia multimídia, que exigiu som, animação, tipografia e imagem.

“Na verdade, essa não era a nossa ideia original de TFC. Mudamos o projeto em cima da hora mesmo, no mês de outubro”, revela. Com a entrega marcada para novembro as alunas tiveram que correr contra o tempo. Em um mês, elas entraram em contato com alunos, ex-alunos, professores, coordenação e com o diretor da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), Humberto Challoub.

A infografia é tema de dissertação do mestrado do professor André Reis. Ele acabou de publicar um artigo na revista da Universidade Santa Cecília sobre Infografia, que, acredita, ajudou as alunas a não perderem tempo pesquisando sobre o que deveriam pesquisar.

“Eu venho estudando muito infografia. É sempre bom ver alguém interessado pelo assunto para o qual você dedica seu tempo.  Foi bastante satisfatório, aprendi muito com elas, mesmo sendo professor. Acredito que o professor não detém todo o saber, e essa troca é muito significativa”, revela Reis.

A pouca bibliografia e o tempo foram as principais dificuldades para concluir o projeto. “Para se fazer uma infografia é necessário um tempo muito grande e elas só tinham 20 dias para  pesquisar, tabular e desenvolver o projeto”, conta o orientador do trabalho.

“Foi uma experiência bem difícil! Noites sem dormir à base de café e chocolate. Mas valeu a pena, no final de tudo… Estamos bem satisfeitas”, diz Kitty. O trabalho foi apresentado no sábado, 3/12, no Anfiteatro I do bloco D, e obteve nota 9,5.

O resultado não surpreendeu o orientador, que garante que apenas 1% do trabalho foi seu. Ele dá todo o crédito para a dupla. “Eu já sabia que elas iriam fazer um ótimo trabalho. São excelentes alunas, e eu não entraria nessa se não acreditasse nelas. Elas cumpriram o objetivo da melhor forma possível. Não estou surpreso, estou muito orgulhoso e satisfeito com o resultado obtido”, conta.

As alunas pretendem aprimorar o trabalho, que  poderá ser usado futuramente em apresentações do curso.

Veja o infográfico: