Os temas foram apresentado na noite de quinta-feira (04/10) por Américo Ferreira Neto, diretor da Usiminas de Cubatão, e  por Gustavo Henrique Favato Pereira, gerente geral corporativo do Centro de Expertise RH  da empresa. A 12ª Semana de Engenharia  termina nesta sexta-feira (05)

Uma das atrações de quinta-feira (04/10) na 12ª Semana de Engenharia da Unisanta  foi a divulgação feita pela empresa de siderurgia Usiminas, sobre mercado do aço e oportunidades de estágio aos alunos. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil, a siderúrgica  busca profissionais na região.  Participaram Américo Ferreira Neto, diretor da Usina em Cubatão e o gerente corporativo geral  do Centro da Expertise RH, Gustavo Henrique Favato Pereira.

Américo Ferreira Neto disse  que os alunos da Unisanta estão alinhados com as diretrizes da empresa. “A Usiminas viu a necessidade de renovar o grupo de funcionários e colaboradores, e uma maneira que a gente tem feito é trazer a Usiminas para dentro de instituições de ensino para divulgar o que nós fazemos e quais são as formas de ingresso dentro da empresa”.

O diretor afirmou que os programas de estágio são uma forma de mostrar como a Usiminas constrói seus resultados. “A Usiminas oferece programas de estágio, ingresso de jovens profissionais formados em curso superior e é uma maneira de mostrar,  dentro da universidade,  como que a empresa constrói seus resultados. Leva valor a seus acionistas e atende a seus clientes no mercado de aço”, declarou  o diretor da Usina de Cubatão. Acrescentou que a Usiminas tem funções para todas as formações dentro de um curso superior.

Não é porque a Usiminas basicamente trabalha com metalurgia, mas nós temos equipes de manutenção, de engenharias de investimentos, etc. Então nós temos, além de engenheiros metalúrgicos, engenheiros eletricistas, mecânicos, civis, de automação, etc”, conclui Américo Ferreira Neto.

Gerações e Competências do Futuro

Durante a palestra sobre Gerações e Competências do Futuro, Gustavo Henrique Favato Pereira conversou sobre a realidade do mercado e quais são os objetivos de comportamento que a Usiminas espera para que  esse profissional possa estar dentro da empresa. Apesar da situação atual do Brasil, a Usiminas procura profissionais na região.

“A procura ainda é grande, apesar do país estar passando por um momento delicado. Um exemplo é o Programa Jovens Profissionais 4.0, que é o nosso programa de trainee. Tivemos 7 mil inscritos para 31 vagas, o que mostra a continuidade da competição. Entretanto.  o importante é estar preparado para o desafio desses processos seletivos”, declarou  o gerente geral corporativo do Centro de Expertise RH / Usiminas.

Gustavo Henrique F. Pereira disse  que em uma siderúrgica do porte da Usiminas há oportunidades em vários setores. “Dentro da Usiminas temos a área civil para a nossa engenharia, a parte elétrica, mecânica para a manutenção e até mesmo para operação. Então as oportunidades acabam por ser bem diversificadas dentro da nossa empresa”.

Último dia da 12ª Semana de Engenharia

A 12ª Semana de Engenharia da Unisanta termina na noite desta sexta-feira (05) com mesa redonda sobre oportunidades além da Indústria, palestra de Logística em âmbito mundial e o III Oil Quizz. Confira abaixo a programação completa:

6ªfeira – 05/outubro III Oil Quizz

Professor Ivanilto (Engenharia de Petróleo)  Horário: 19h  Local: Anfiteatro

Mesa Redonda “Carreira Acadêmica: Oportunidades além da Indústria”  Horário: 19h    Local: Anfiteatro do Bloco E

Logística em Âmbito Mundial: Alberto Medeiros – Volkswagen   Horário: 19 horas Local: Anfiteatro do Bloco D