Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade lança a Campanha Santa Reciclagem, voltada à reciclagem de material plástico com destinação ao Projeto Social Diamante, da ONG Sem Fronteira. O prazo de arrecadação é de 5 de junho a 30 de novembro de 2023.

Materiais que poderão ser arrecadados vão desde embalagens plásticas provenientes de garrafas pets, produtos de limpeza, até produtos alimentícios e cosméticos, e contaram para premiação dos DAs/Atléticas.

Como participar?

Na universidade, a campanha envolverá alunos de todos os cursos superiores presenciais, por meio de competição entre os Diretórios/Atléticas que representam os alunos.

Os estudantes deverão entregar os materiais nos respectivos Diretórios/Atléticas dos cursos, em dia e horário em que as unidades estejam abertas.  As embalagens plásticas deverão ser guardadas somente na parte interna dos DAs/Atléticas e entregues sem resíduos e limpas, para evitar o surgimento de insetos e ocorrência de mau cheiro.

Semanalmente, um funcionário da Universidade estará à disposição, em horário e local pré-definidos, para receber dos representantes dos DAs/Atléticas o material coletado. Neste momento, o funcionário fará a pesagem em balança própria para essa finalidade e lançará o peso medido em planilha impressa, a qual deverá ter o visto do representante do DA/Atlética, após conferência do peso.

Premiação/Regras de participação

Os Diretórios/Atléticas concorrerão entre si, conforme divisão na tabela a seguir:

Premiação

Ao final do prazo de arrecadação da Campanha, os DAs/Atléticas que mais arrecadarem material plástico poderão receber premiação em dinheiro, conforme abaixo:

1.º lugar: R$ 500,00 (quinhentos reais)

2.º lugar: R$ 200,00 (duzentos reais)

3.º lugar: R$ 100,00 (cem reais)

Para tanto, a arrecadação total da Universidade no período da campanha deverá chegar a três toneladas de material plástico. Caso a meta total não seja atingida, a premiação em dinheiro será substituída por troféus de participação, entregues aos três DAs/Atléticas que arrecadarem o maior peso.

Ao aderir à Campanha, os participantes declaram estar de acordo com as condições mencionadas neste regulamento e autorizam a utilização de sua imagem e som nos canais de comunicação do Complexo Educacional Santa Cecília. As dúvidas não previstas nas informações acima serão resolvidas pela Direção-Geral da Universidade Santa Cecília.

Sobre a ONG Sem Fronteira

A ONG SEM FRONTEIRA é uma organização não governamental sem fins lucrativos que visa promover a cidadania de pessoas carentes da Baixada Santista, especialmente, dos catadores e pessoas em situação de rua. A organização busca ensinar essas pessoas a gerar o seu próprio sustento e de sua família, através do processo organizado de reciclagem.

Projeto Social Diamante

Entre os projetos desenvolvidos pela ONG está o Projeto Diamante, destinado à criação de uma escola volante de Informática, que levará educação digital às crianças de comunidades carentes da região.

O projeto traz uma união importante para a cidade de Santos, a educação socioambiental e a oportunidade de aprender informática de uma maneira descontraída, divertida e diferente do tradicional.

Toda a verba necessária para a execução desse projeto é proveniente da reciclagem de material. Após três anos de arrecadação de garrafas pets, a ONG Sem Fronteira conseguiu comprar um ônibus de viagem. O próximo desafio é equipar e adaptar o veículo para se transformar em uma sala de aula de Informática.

Dentre as mudanças que serão realizadas para o ônibus escola ter funcionalidade, a ideia de transformar o espaço em um verdadeiro laboratório de informática, com tipos diferentes de tecnologias, é a que mais demanda colaboração daqueles que participarão da campanha.