Nesta terça-feira, 12/11, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Lugansk National University firmaram convênio de parceria e intercâmbio acadêmico. O ato aconteceu durante a visita da delegação oficial da cidade de Lugansk, cidade localizada na Ucrânia, à Cidade de Santos, com passagem na Unisanta. Na oportunidade, o grupo conheceu as instalações, laboratórios e projetos de pesquisa da Universidade.

A delegação é composta pelo prefeito de Lugansk, Sergey Krávchenko, pelo reitor da Lugansk National University, Vitaliy Kurilo, pelo idealizador e diretor do Museu Honor of Pelé, Nikolay Hudôbin e por representantes da Câmara de Comércio e Indústria e da área de Comunicação.

Durante a visita, a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, e o pró-reitor administrativo, Marcelo Teixeira, receberam uma homenagem ao fundador do Complexo Santa Cecília, Dr. Milton Teixeira, da delegação ucraniana e retribuíram com presentes da Cidade.

“A Comunidade Acadêmica Ceciliana está muito feliz em receber essa comitiva tão importante, pela qual temos muita admiração e respeito. Estamos iniciando um grande elo entre esses dois países e universidades que gerará grandes oportunidades e desenvolvimento científico e ótimas parcerias no esporte”, informou Lúcia.

O reitor da Lugansk National University, Vitaliy Kurilo, identificou grandes similaridades com a Unisanta e acredita que o intercâmbio entre professores e alunos será muito rico para as duas universidades.

“É possível observar que a Unisanta tem sua própria história e temos isso em comum. Com certeza poderemos acertar diversas parcerias, principalmente, nas áreas das ciências exatas e também no esporte. Ficamos surpresos com a quantidade de troféus dos alunos-atletas da Unisanta. Na Lugansk National University também temos mais de 50 estudantes que se dedicam às modalidades esportivas de ginástica artística, natação, mergulho e atletismo”, disse o reitor.

A Ucrânia tem muitas pesquisas paleontológicas, devido aos ricos sítios localizados na região. No encontro, Kurilo doou à Unisanta peças de grande valor para essas pesquisas. “A paleontologia é muito desenvolvida em nosso país. Gostaríamos de presenteá-los com essas peças, como dentes de tubarões com mais de 40 milhões de anos e um fóssil de uma planta com mais de 300 milhões de anos”, explicou Kurilo.

O prefeito de Lugansk, Sergey Krávchenko, destacou a importância da visita. “Para nós esse é um grande encontro, pois Lugansk é um Centro de Ciência, Cultura e Indústria, com sete universidades e temos mais de 80 mil estudantes. O intercâmbio de culturas e ensino nos possibilitará ver os pontos positivos e negativos e, assim,  melhorar a educação”, destaca o prefeito.

Um pedaço do Brasil na Ucrânia

O idealizador e diretor do Museu Honor of Pelé, Nikolay Hudôbin, contou como foi organizar e encontrar as peças do museu, que homenageia o brasileiro e Rei do Futebol, e porque decidiu montá-lo tão longe do Brasil.

“Quando o Pelé fez seu milésimo gol, eu tinha 9 anos. E fiquei batendo bola na parede até tentar chegar à marca de mil gols e vi o quanto deve ter sido difícil ele conquistar esse feito. De lá pra cá sempre procurei saber tudo sobre o Rei do Futebol. É minha terceira vez no Brasil, e nas duas primeiras vezes estive aqui em busca de peças já com a intenção de montar o museu”, contou Hudôbin.

Ao longo dessas visitas o diretor foi descobrindo a sua paixão pelo Brasil e, principalmente, pelo futebol brasileiro. “Procurei peças e histórias que pudessem mostrar para os ucranianos como o Brasil consegue formar tantos jogadores de talento”, explicou.

O Museu – Inaugurado em junho de 2012 o Museu Honor Of Pelé tem cerca de três mil peças sobre a vida e a obra do Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Estão expostas relíquias do futebol brasileiro. Entre elas, um memorial da imagem de Pelé na Copa do Mundo em 1958, feito de bronze; um relógio de ouro, que o craque usou depois do jogo, em 1965, entre a URSS e o Brasil; e uma foto original do Pelé, em 1958, na estação espacial orbital “Mir” autografada pelos astronautas. Além de selos postais originais e itens pessoais do jogador com seu autógrafo, folhetos e bilhetes para os jogos em que o Rei jogou.

Desde que foi inaugurado, o museu tem se mostrado uma grande atração popular e cultural de Lugansk, e um de seus “cartões de visita”, principalmente, para os turistas estrangeiros.

“Eu quero mostrar que Lugansk pode se tornar a capital do futebol na Ucrânia. Portanto, o melhor jogador de futebol do mundo tem um museu em minha cidade. Quero que as crianças de Lugansk, que jogam futebol, possam visitar o Museu do Pelé e conheçam assim o melhor exemplo de jogador para o seu futuro”, disse Nikolay Khudobin.