A Unisanta é a primeira universidade da região a ter esse tipo de equipamento para aulas de Engenharia na área de robótica.

Um robô de 25 quilos, capaz de simular a fabricação objetos como celulares, canetas, bisturis desktops e aparelhos eletrônicos em geral chegou à Universidade Santa Cecília (Unisanta), para aulas de alunos das Engenharias Mecatrônica, Mecânica, Eletrônica e de Produção. Esse é mais um recurso didático na área de robótica, concretizado mediante parceria entre a Unisanta e a fabricante, a ABB, líder em tecnologias de energia e automação.

O Robô, do tipo  IRB 20,  foi energizado na manhã desta terça-feira (12/11), com as presenças dos engenheiros da indústria, Adriano Vitório, da área de vendas, e Fábio Villasboas, da área de produtos. A Unisanta é a primeira universidade da região a colocar um equipamento desse tipo à disposição dos estudantes de Engenharia, segundo Vitório.  Poucas faculdades particulares de engenharia  possuem o robô IRB 20.

Tudo o que um robô industrial faz em grande escala, o IRB 20 simula em escala menor, em processos de montagem e união das peças, alimentação de esteiras e outras operações robóticas, conforme explicou o prof. José Carlos Morilla, coordenador dos cursos de Engenharias de Produção e de Mecatrônica da Unisanta.

O RBB foi adquirido da ABB a custo atrativo, para desenvolver, de forma didática em salas de aula, processos de automação, ampliando o conhecimento teórico técnico-científico adquirido pelos alunos.

Parceria antiga

A parceria da Unisanta com a ABB é antiga. Gratuitamente, a empresa forneceu 50 licenças de outro software de simulação, o Robot Studio. Uma licença desse produto custa cerca de R$ 5.000,00 cada, o que significa uma contribuição de R$ 250 mil à Unisanta, só com as licenças do software.

Os engenheiros da ABB foram recepcionados, nesta terça-feira,  pelos professores José Carlos Morilla, Carlos Alberto Amaral Moino,  coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unisanta; João Baptista do Amaral Júnior e Fernando Branquinho, e pelos técnicos Sérgio Giangiulio e  Irineu Assunção.

Diretores da ABB no Brasil já ministraram palestras a professores e alunos da Unisanta e demonstraram interesse em recrutar estagiários e promover cursos e visitas técnicas dos alunos à ABB. Ex-alunos da Unisanta atuam com destaque na empresa.

Em 2005, quando a Unidade Didática – Minirrefinaria – da Petrobras passou por um processo de modernização, o curso de Engenharia Química da Unisanta e a ABB foram responsáveis por atualizar a unidade, única em operação no País, instalada no Laboratório de Engenharia de Petróleo da Universidade. A ABB fez a automação do projeto e a Engenharia Química Unisanta criou os equipamentos em acrílico utilizados na maquete, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e também a comunicação visual.

Sobre a ABB

Surgiu da fusão da empresa sueca Asea e a empresa suíça Brown Boveri. Está entre as cinco maiores multinacionais em atuação no Brasil e entre as 20 maiores do mundo. Presente em mais de 150 países, tem crescido em larga escala anualmente, ganhando cada vez mais mercado. A ABB Brasil responde por todo o fornecimento de projetos da ABB na América Latina.

A empresa contribui com a evolução tecnológica no mundo inteiro no setor de sistemas e produtos de potência e automação. Com diversos projetos pioneiros por todo o mundo, é reconhecida internacionalmente como excelência e referência na área de energia.

robô robô 1 robô 2 robô 3