Uma reunião com representantes das instituições de ensino e autoridades públicas foi marcada para segunda-feira próxima, às 9 horas, na Associação Comercial de Santos.

Diante dos fatos ocorridos na última terça-feira (3/2), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) encaminhou, nesta quinta-feira, ofícios ao prefeito de Santos e ao comandante da Polícia Militar da região, reiterando pedidos para que ações de prevenção e de fiscalização sejam intensificadas nas imediações de seu Campus.

Foi feito um apelo, às autoridades responsáveis, para que inibam ações de desrespeitos ao Código de Posturas do Município, às leis de trânsito, normas sanitárias e ambientais quanto à sujeira e à poluição sonora, além de atos contra a segurança pública, que possam trazer prejuízos à comunidade acadêmica e aos moradores com residências próximas à Instituição.

A iniciativa visa dar caráter de urgência a medidas já solicitadas em ocasiões anteriores, tendo em vista o aumento do número de pessoas, inclusive provenientes de outros bairros que, no período noturno, se reúnem nos bares e restaurantes localizados nas imediações. Muitos desses frequentadores ocupam as calçadas com mesas e cadeiras e permanecem nos leitos das ruas, o que dificulta o trânsito de veículos no local e coloca em risco os pedestres.

Além de já dispor de um moderno sistema de monitoramento por câmeras em seu Campus, a Unisanta ampliou a cobertura para a captação de imagens também em suas imediações, objetivando contribuir para aumentar o controle dos acessos e identificar possíveis atos suspeitos. Da mesma forma, a Instituição tornará ainda mais rigorosa a punição a alunos que forem flagrados em atos contra o Regimento Escolar.

Ainda nesta quinta-feira, a direção da Unisanta continuou mantendo contatos com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, ​no intuito de, em entendimentos conjuntos, aprimorar as medidas baseadas no cumprimento de leis e posturas municipais.

Na quarta-feira, a Delegada Regional do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado), Lúcia Maria Teixeira, informou à imprensa, em nota oficial, que havia se colocado à disposição das autoridades, em nome das instituições de ensino, “em virtude do fato ocorrido em estabelecimento comercial, na rua em que funciona a Universidade Santa Cecília, após o término das aulas”. A ideia é propor ações integradas de diversos órgãos públicos, “no combate a assaltos e à violência urbana, assim como de fiscalização das ruas e de eventos externos às instituições de ensino”.

Na próxima segunda-feira (9/2), às 9 horas, na Associação Comercial de Santos, a Alta Direção da Unisanta participará de uma reunião com representantes da prefeitura,de órgãos de segurança e dirigentes de outras universidades, visando discutir o problema, que é comum nas proximidades das instituições de ensino.​