Na Unisanta, arquitetos abordaram, no dia 8/5, temas relativos à habitação e ao centro histórico, sua relação e discussão de estratégias para a implementação de unidades habitacionais nesta região da cidade. O evento começou na terça-feira, 30/4, no Museu Pelé.

A Universidade Santa Cecilia (Unisanta) recebeu, no dia 8 de maio, uma mesa-redonda sobre o tema “Habitação e Patrimônio Histórico”, que contou com a coordenação do arquiteto Ms. Pierre França Corrêa.

O prof. Pierre França  discorreu sobre sua experiência no ano em que trabalhou no Projeto Monumenta, no Ministério da Cultura, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que visava intervenções em conjuntos arquitetônicos de interesse histórico em várias cidades do país. Andrea Ribeiro Gomes falou da experiência de sua participação na formulação de estratégias para intervenção em cortiços na área histórica de Santos

Estiveram presentes como convidados:  a arquiteta e doutora Rosana Denaldi –professora associada da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território (UFABC); a arquiteta e doutora Andrea Ribeiro Gomes, professora titular da Unisanta,  com pós-doutorado na área de Planejamento e Gestão do Território  e o engenheiro Júlio Eduardo dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos (SEDURB).

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Santos, a engenheira Eliane Mattar, que é também chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, abordou as políticas públicas para intervenção em áreas de patrimônio histórico degradado, sobretudo as edificações ocupadas com cortiços e políticas públicas.

Como participantes da Comissão de Organização da II Jornada Santista do Patrimônio Histórico estão as professoras da Unisanta, a arquiteta Ms. Jaqueline Fernandes e a professora e arquiteta Dra. Clarissa Duarte.

Durante a Jornada, foi realizada mostra de Trabalhos Finais de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Pós-Graduação em Restauro do Patrimônio Arquitetônico, no Museu Pelé, em Santos, permanecendo neste local até o dia 9 de maio. No dia seguinte à exposição (10),  foi para o Teatro Guarany e, em seguida, para a Câmara Municipal de Santos.

Programa desta sexta

Essa Jornada, que termina nesta sexta-feira (10),  tem como objetivo divulgar a produção acadêmica, trazendo uma reflexão sobre as inúmeras possibilidades de recuperação e preservação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Santista. O evento congrega todas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da região, que receberam  palestras de diferentes temas.

A mesa de encerramento, com o tema “Intervenções Urbanas em Centros Históricos”, acontecerá nesta sexta-feira (10), às 19h, no Teatro Guarany, e contará com a participação do arquiteto e doutor Nabil Georges Bonduki. Ele é professor titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

A Universidade Santa Cecília participou da exposição de projetos com os seguintes trabalhos: “Fazenda Vertical – um uso para a Hospedaria dos Imigrantes”, da arquiteta Aryanne Santos de Freitas; “Centro Cultural e de Lazer Cadeia Velha”, da arquiteta Larissa da Conceição Corrêa; “Habitação social no Centro Histórico de Santos – Locação social para a população moradora de cortiço”, com a arquiteta Nathália de Oliveira Almeida; e “Projeto de revitalização da área central e do Porto do Valongo em Santos”, do arquiteto Vinicius Ferreira Correia. Dentre os organizadores, há docentes da instituição.

Ao longo da Jornada, estiveram expostos trabalhos selecionados pelas próprias universidades, que trazem a restauração de edifícios, tombados e/ou classificados com nível de proteção, abordando em seus trabalhos questões como a preservação do centro histórico e a revitalização de áreas urbanas como praças, logradouros, conjuntos arquitetônicos e edifícios isolados.

Além de promover a discussão de políticas públicas, o evento busca estimular futuros profissionais e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da sua memória.

O Teatro Guarany fica localizado na Praça dos Andradas, nº 100, no Centro de Santos, e a II Jornada Santista do Patrimônio Histórico tem o apoio da Secretaria de Turismo de Santos – SETUR. O evento é gratuito.