Entrega de certificados aos parceiros causa emoção

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizou, em apenas um ano, mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos gratuitos em prol da comunidade, totalizando 131.918 horas de dedicação de professores, diretores, coordenadores e funcionários em projetos sociais, muitos deles com entidades parceiras. A divulgação do relatório de responsabilidade social da Universidade, na manhã desta quarta-feira (5/12), e a entrega de certificados de responsabilidade social provocaram emoção entre os presentes.

Nesta edição, foi feita entrega de certificados para 116 entidades parceiras públicas e privadas, além das centenas de homenageadas no final do ano passado. No total, a Unisanta mantém parcerias com aproximadamente 3 mil empresas e entidades, afirma a presidente do Complexo Educacional, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Os procedimentos são realizados gratuitamente por meio de clínicas, escritórios de engenharia e de arquitetura, nas áreas jurídicas, na comunicação, cursos diversos e atividades culturais, entre outros.

Bolsas de estudo

Foram cerca de 5 mil estudantes beneficiados /ano com bolsas de estudo em diversas modalidades, informou Lúcia. Os dados são de 2012, e os de 2013, que ainda não foram fechados, devem superar aquele número de procedimentos.

Entre as bolsas oferecidas estão as do Núcleo de Assistência Social da Unisanta; Representação em Atividades Esportivas – Projeto Olímpico; Prouni; Escola da Família; Fies: Estágio em Empresas Conveniadas e no Campus; Iniciação e Projetos de Pesquisa Científica; Bolsa PIBIC-CNPq; Ciências sem Fronteiras/MEC e da própria Universidade; Bolsa PROSUP/CAPES (Mestrado e Doutorado); Bolsa PNPD/CAPES (Pós-Doutorado); Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES.

E mais: bolsas para empresas e escolas conveniadas; funcionários da Universidade e dependentes; ex-alunos formados; professores da Unisanta; monitoria; mérito; membros da mesma família, entre outras.

Emoção dos parceiros

Esse trabalho comprometido, resultado da ação dos educadores e alunos nas áreas acadêmica e científica, encontra eco nas entidades parceiras, com reflexos muito positivos, segundo representantes da comunidade.

A editora executiva do jornal “A Tribuna”, Vera Leon, ficou emocionada com o significado da entrega dos certificados assim como em relação ao trabalho desenvolvido pela Universidade na área de responsabilidade social. “Estou vendo aqui (na Unisanta) a linguagem do amor, da espiritualidade, e é disso que a sociedade precisa, desse envolvimento com a comunidade”, afirmou.

A jornalista referiu-se às palavras dos dirigentes da Unisanta, proferidas no início da solenidade, sobre o envolvimento da Instituição, há 53 anos, com ações que beneficiam pessoas carentes.

“Percebo que a Unisanta olha e prepara o aluno como um todo, promove sua formação não apenas acadêmica, mas também espiritual e afetiva”, acrescentou Vera. Os estudantes saem a campo para conhecer os problemas da região e contribuem para resolvê-los ou minorá-los, o que lhes traz formação espiritual, afetiva e crescimento como pessoa, segundo a jornalista.

Vera Leon referiu-se à parceria da Unisanta com o Jornal A Tribuna na Campanha Lixo no Lixo, visando conscientizar a população de que os detritos despejados nas ruas acabam prejudicando também as pessoas responsáveis por esse descarte indevido.

As falas dos dirigentes da Unisanta, que emocionaram o público, foram sobre as frequentes ações de responsabilidade social, desde o início do Complexo Educacional, há 53 anos.

“A Unisanta nasceu exatamente como estamos hoje, preocupada com os mais carentes e com a educação de qualidade a eles”, declarou a reitora, Sílvia Teixeira Penteado. “Quando criamos a primeira escola primária, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, oferecemos refeições aos necessitados. Era Natal, eu me lembro perfeitamente de minha mãe, Nilza Teixeira, de capa de chuva no pátio, ajudando a servir. Há 53 anos fazemos a mesma coisa, compartilhamos amor. É um trabalho diário, e as instituições parceiras merecem nosso aplauso”.

O Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, lembrou que muitas ações são anônimas e assim devem permanecer, mas é necessário valorizar os parceiros, divulgar esse envolvimento deles, dos alunos, professores e familiares. Quando os estudantes atuam nas comunidades carentes, elevam seu progresso espiritual e sua formação acadêmica.

Criação de vínculos e resultados

O Secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano de Oliveira Sanches, afirmou que uma universidade não tem apenas a função de certificar competências, mas de criar e fortalecer vínculos com a comunidade, mostrar comprometimento com a sociedade, na formação cultural, social, em diversos aspectos. “A Unisanta tem consciência desse papel e valoriza as ações de responsabilidade social, integrando a região. Somos uma região metropolitana de direito e de fato, e a Universidade ajuda a conciliar interesses pelo bem comum, pois está em sintonia com a necessidade de investimentos regionais em várias áreas”.

Criar resultados, em benefício da comunidade, é uma das características da Unisanta que impressiona o gerente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Cubatão), Valmir Ramos Ruiz. “Nós, das indústrias, vivemos de resultados, em produção e sustentabilidade. O que vemos hoje na Unisanta e seu trabalho com a comunidade é um exemplo de resultados em função da qualidade de ensino. Nada se faz sem amor”.

O gerente regional do Sebrae/Baixada Santista, Paulo Sérgio Franzosi, ficou impressionado com o número de horas trabalhadas em ações de responsabilidade social por alunos, funcionários e professores da Unisanta. “Foram cerca quase 132 mil horas trabalhadas no ano, além da cessão de auditórios, laboratórios e de outros equipamentos, com custos elevados, o que demonstra a preocupação da Unisanta com a formação do aluno e com a qualidade de vida de toda a região”.

Outros depoimentos

Flávio Braun – Presidente Médico – Espírita:

“O grande legado desse movimento social é aprender a amar e estudar. O conhecimento ligado ao amor é que melhora o nível da nossa sociedade”. Flávio Braun, médico espírita.

Marise Hashimoto – Gota de Leite – Assistência à Infância de Santos:

“Para a Gota de Leite é superimportante, temos projetos arquitetônicos desenvolvidos há cinco anos que trouxeram benefícios à nossa instituição, e tivemos grande colaboração do Santa”.

Manuel Lourenço das Neves – provedor da Santa Casa de Santos:

“Importantíssimo. Que Deus ajude, para que a ideia seja sempre semeada às casas que precisam de socorro”.

Bolsas oferecidas

Francis Wagner, de 33 anos, aluno do 5º e último ano de Engenharia Elétrica, falou sobre as vantagens da bolsa do PROUNI.

“A principal vantagem da bolsa é ter mais condições de estudar; se dedicar em duas atividades paralelas atrapalha um pouco seu desempenho na faculdade, perde o foco. Com o PROUNI, eu consigo me empenhar mais nos meus estudos”.

Homenagem aos alunos

Na oportunidade, a Unisanta prestou homenagens a alguns alunos que foram destaque recentemente em congressos e competições. Entre eles, Sabrina Borotto Vieira e Felipe Siqueira Mendes, estudantes do 5º ano de Engenharia Civil da Unisanta, vencedores do 13º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, na área de Engenharia.

Outros destaques são Raoni Silva Peixoto e Caio Portella, que estão entre os dez melhores do Brasil no Desafio Sebrae. Os estudantes foram selecionados entre mais de 17 mil estudantes em todo o País e superaram 4 mil candidatos do Estado de São Paulo. Raoni estuda Engenharia Civil e Caio curda Ciência da Computação.

Também foi citado Guilherme Fontes de Almeida, aluno de Engenharia Mecânica escolhido como o melhor estagiário da Volkswagen Brasil, na área de Otimização de Custo do Produto. Guilherme também conquistou o 1º lugar no V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric).

Representando os estudantes bolsistas do Prouni, estavam Francis Wagner Gomes, Raquel Oliveira da Silva, Lucas Baia Campos, Thais de Sousa e Silva.

Confira o Álbum no Facebook com todos os parceiros