A Universidade Santa Cecília realiza,  no próximo sábado (21/9),  o II Simpósio de Fisioterapia, Farmacologia e Odontologia em Doenças Neuromusculares.  As atividades serão realizadas no Auditório do Bloco E, localizado no quarto andar.

A abertura será às 8h30. A primeira palestra começará a partir das 9h e será sobre “Distrofia Muscular de Duchenne (DMD): Conceito Diagnóstico e Apresentação Clínica”, com o Dr. Adolfo Marcondes Amaral Neto, que é neuropediatra, médico assistente no Departamento de Genética Médica no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto e neurologista do Grupo de Dor e do Ambulatório de Doença Neuromuscular no Hospital das Clínicas da USP de São Paulo.

Às 9h45,  o tema será “A Odontologia e a Saúde Bucal na DMD”,  palestra dr. Dárcio Frate Ballanotti. graduado pela USP, especialista em endodontia que  atua no ambulatório de doença neuromuscular no Hospital das Clínicas da USP de São Paulo. Às 10h30, a dra. Ana Paula dos Santos Nucera dará uma palestra sobre “Cardiomiopatia na DMD: do Diagnóstico à Prevenção”. Ela atua no Hospital Universitário Gafirée e Giunle que trata de doenças raras.

Após o coffee break,  às 11h45, Juliana de Luna Pereira falará sobre “Dificuldades e Conquistas no Cotidiano com a DMD”. Ela é professora de Educação Infantil e mãe de um menino com DMD, além de diretora de comunicação e eventos da Associação Mães Duchenne Brasil. Ao meio-dia e quinze, “Aspectos Clínicos, Farmacológicos e Fisioterapéuticos na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Atualidades” será o tema da palestra da drª Alessandra Corrales, diretora da ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica).

Tarde

A partir das 14h, o doutor Ivan dos Santos Vivas dará uma palestra sobre “Insuficiência Respiratória nas Doenças Neuromusculares”. Graduado pela  Unisanta, tem aprimoramento em Fisioterapia Cardíaca no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e especialização em Pneumologia pela Unifesp. É  docente e supervisor de Estágio em Terapia Intensiva na Unisanta.

A Dra. Mariana Calil Voos, com experiência clínica em Fisioterapia Pediátrica e Neurológica, falará  sobre “Meu paciente/aluno tem Amiotrofia Espinhal (AME)… E agora?”,  a partir de 14h45. Para encerrar,  Maria Clara Migowski Pinto Barbosa falará às 15h30 sobre “Como viver bem com Doença Neuromuscular?”.  Ela é presidente da Associação Carioca de Distrofia Muscular e membro  de diversas organizações sobre o assunto, como o Comitê de Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras e Federação Latino Americana de Distrofia Muscular.

Para mais informações e inscrições, acesse o seguinte formulário.