A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está realizando, em três dias, o Curso de Hidráulica Teórica e Experimental I, destinado a engenheiros, técnicos e operadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. O curso é ministrado pelo Professor Dr. Deovaldo Moraes Júnior, coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, do curso de Engenharia Química.

Com o objetivo de introduzir os fundamentos de mecânica dos fluídos com enfoque na parte prática, para redução de custos e energia, o curso tem apostila idealizada e atualizada pelos professores Deovaldo Moraes Júnior e Marlene Silva de Moraes.  Paticipam 17 funcionários.

“É a primeira vez que participo do curso e gostei muito, tanto dos fundamentos práticos como os teóricos e o professor é muito bom. O curso vai ajudar no trabalho e no dia a dia”, revela Eder Godoy, tecnólogo em saneamento.

De acordo com o professor, esta é uma oportunidade dos funcionários da Sabesp poderem visualizar os fenômenos através dos aparelhos de acrílico, o que não podem fazer no dia a dia, já que são usados aparelhos de metal. “Eles estão bem empolgados e interessados, porque faz parte do trabalho deles”, conta.

Há quatro anos, a Unisanta realiza o curso. Este ano a Universidade foi escolhida através de uma licitação. “A Universidade venceu as outras candidatas, porque tinha o laboratório mais completo. Os engenheiros da Sabesp que vieram analisar o Laboratório de Operações Unitárias o elogiaram e o escolheram como mais equipado”, diz o coordenado do laboratório.