A iniciativa, da treinadora Maressa D’Paula Gonçalves, das equipes Infantil e Juvenil,  é mais um trabalho da Unisanta de incentivo ao esporte, que terá outras edições, dessa vez abertas à comunidade. Os  ex-nadadores  Israel Murat e Clayton Vojevodovas, que participaram de competições internacionais, estavam entre os palestrantes.

Treinadora Maressa D’Paula Gonçalves

A  1ª Clínica de Natação: uma visão multidisciplinar do esporte, realizada em julho na Universidade Santa Cecília (Unisanta)  é  mais  um evento idealizado como estratégia para o retorno dos treinamentos da próxima temporada e incentivar os atletas.

Durante seis dias, Nos dias 25 a 30 de julho, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foram realizadas palestras aos atletas de natação das categorias Petiz (11 e 12 anos), Infantil (13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos) e Júnior (17 á 19 anos). Também foram convidados os treinadores, assistentes técnicos das equipes de natação, monitores da disciplina de Pedagogia de Natação da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) para assistir a palestra. Nos dias 25 a 30 de julho foi

Todos os profissionais que palestraram fazem parte da equipe interdisciplinar que atua desde as categorias de base até o alto rendimento na natação e maratona aquática da Unisanta. Como forma de aproximar cada vez mais teoria e prática, o evento contou com a presença do LAFES (Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde), liderado pelos professores Drs. Alexandre Galvão e Débora Rocco, através de seus alunos Iago e Isadora.

Para apresentar aos jovens atletas que os ensinamentos promovidos e vividos no esporte são um diferencial para a vida adulta e profissional, os ex- atletas de natação da Unisanta que atingiram o nível internacional e foram integrantes de várias seleções, Israel Murat e Clayton Vojevodovas, compartilharam suas experiências relatando os inúmeros desafios e a superação durante sua trajetória no esporte que serviram de base para o sucesso após a carreira de atleta de alto rendimento.

“Nesta primeira edição o objetivo foi atender às necessidades dos atletas de natação, mas nas edições seguintes pretendemos atingir a comunidade externa oferecendo conteúdo indispensável à formação e desempenho esportivo a atletas, alunos da graduação, familiares e profissionais da área”, afirma Maressa D’Paula Gonçalves, treinadora de natação das equipes Infantil e Juvenil e professora da Faculdade de Educação Física da Unisanta (FEFESP).

Temas – O evento promoveu palestras com os temas: “Como lidar com a ansiedade e pressão?”, com os psicólogos Luara Lobo e Henrique Carpigiani;  “Aspectos maturacionais e sua relação com o desempenho esportivo”, com o Laboratório de Fisiologia da Unisanta; “Ganhos e perdas na ingestão alimentar”, nutricionista Salônica Nogueira; “Rotina de exercícios para a prevenção de lesões”,  fisioterapeuta Keyner Luiz; e “Medicina do esporte e os cuidados na assistência do nadador”, Dr. Lucas Jankauskas. Desta forma, os jovens nadadores puderam tomar conhecimento sobre a ciência que envolve o esporte de competição, além de esclarecer suas dúvidas diretamente com especialistas.