Além da maratona entre os universitários, o público também poderá participar de palestras, roda de conversa, workshops, oficinas e exposições. O evento é gratuito. Programação completa: https://hackathon.unisanta.br/

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, no  sábado (9/11), o II Hackathon Unisanta e diversas atividades sobre Cidades Criativas. Além de assistir a maratona aberta entre estudantes de graduação de várias instituições, o público poderá participar de palestras, roda de conversa, oficinas e exposições sobre economia criativa com profissionais da área, gratuitamente. As atividades serão realizadas das 13h às 20h, no Bloco E da instituição, Rua Cesário Mota, 8.

A programação antecipa os debates sobre o tema que estará em pauta em Santos, no mês de junho de 2020, quando Santos  será sede do Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

II Hackathon Unisanta – A maratona tem como objetivo estimular estudantes de graduação da Unisanta e de outras instituições de ensino superior a criar soluções digitais para o desenvolvimento de Santos. Os nomes dos maratonistas selecionados foi divulgado no site oficial do evento. A competição ocorrerá das 14h às 17h, no Ginásio Laerte Gonçalves da Unisanta.

“O Hackathon será uma maratona destinada exclusivamente a associar a tecnologia para contribuir com a economia sustentável na cidade de Santos, podendo abordar desde problemas de desenvolvimento urbano, até promover oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a docente do curso de Engenharia de Computação e Eletrônica da Unisanta, Sabrina Martinez.

Os estudantes serão divididos em grupos e contarão com o auxílio de mentores nas áreas de economia criativa e tecnologia. Ao final do evento, será realizada uma cerimônia para mostrar os pitchs (apresentação verbal) do Hackathon e uma banca avaliadora decidirá qual a melhor solução proposta. Entre os critérios de avaliação estão: impacto social, inovação, viabilidade técnica e potencial de empreender.

Vila Criativa Unisanta – Outras atividades culturais serão promovidas, das 13h às 17h, em paralelo ao Hackathon. Os interessados em participar podem efetuar a inscrições pelo formulário do evento no site https://hackathon.unisanta.br/

Palestras e Roda de Conversa

Universo criativo – Desafios para a cidade de Santos será o tema da palestra de abertura, às 13h, a cargo da diretora executiva e presidente do LAB 4D, Laboratório de Inovação de Impacto, Denise Covas Borges. A palestrante é gestora cultural e corporativa, colunista sociocultural do jornal Boqnews há 10 anos e possui vários artigos publicados sobre marketing, cultura e economia criativa. É graduada em Relações Públicas com MBA em Marketing. A palestra será realizada no Auditório do Bloco E.

Os jovens integrados na Cidade Criativa será o assunto da Roda de Conversa a ser realizada das 14h às 16h, no Auditório do Bloco E da instituição. Entre os participantes estão: o diretor do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, André Falchi Bueno,  a consultora de Negócios do Sebrae-SP, Patrícia Ovalle e a docente do Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta, Profa. Dra. Patrícia Gorisch. O editor-chefe de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Gustavo Klein, será o mediador da conversa.

Introdução ao mundo cosplay, a cargo dos alunos da Unisanta, Luiza Cariani e Aguinaldo Junior, a partir das 16h, no mesmo local. Eles abordarão como o universo criativo movimenta a economia.

Oficinas e Exposições

O Laboratório de Inovação Tecnológica da Unisanta (InovFabLab) realizará, das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E, uma exposição com a Recicladora de filamentos plásticos para impressora 3D. O coordenador do laboratório, o engenheiro Sérgio Schina, o aluno de Engenharia Elétrica, Gabriel Nacano e Ricardo Steger Giangiulio apresentarão uma máquina que reutiliza materiais plásticos descartados.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da instituição realizará a Montagem de um Mini Parklet, um espaço de convivência com a utilização de pallets (estrado de madeira ou metal). A oficina será realizada das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E.

O Cineclube Lanterna Mágica fará uma Sessão Imersiva de Cinema em comemoração aos seus 20 anos. Os participantes poderão experimentar as possibilidades sensoriais do cinema, com narrativas imersivas a partir de filmes, gastronomia e jogos de tabuleiro, das 14h às 17h30, no Cineclube – 5º andar do Bloco E.

Ainda na área de Cinema, haverá a exposição Engenharia do Cinema, com o tema Sucesso além de Santos, das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E. Ex-aluno de Engenharia da Computação, Gabriel Fernandes mostrará ao público projetos que englobam cinema, televisão e serviços de streaming que fizeram sucesso pelo mundo e nasceram em Santos e na Baixada Santista. Também estarão presentes, a produtora de elenco do filme Sócrates, Mayara Batista, que falará sobre os bastidores da gravação feita na Baixada Santista e Denis Simoneto Miranda, um dos criadores da Turma do Cinema.

A Mosh Escola de Arte realizará a modelagem de um torso ao vivo do Homem Morcego. O professor e sócio da escola, Caio Barbosa, falará sobre a modelagem tradicional e seus nichos. A atividade será realizada das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E.

A Morada da Floresta promoverá uma oficina de Compostagem e exposição de produtos sustentáveis, das 14h às 17h30, nos pátios dos blocos E e F.

A rede Oxigênio Criativo será a responsável pelo Clube de Troca de roupas, acessórios e sapatos, das 14h às 15h e Bate-papo descontraído sobre a temática lixo zero, das 15h às 16h. A Oficina Eco Criativa trará arte, meditação e sustentabilidade para promover as mudanças necessárias em prol de uma vida mais consciente e harmônica, das 16h às 17h. Haverá também a apresentação do Banco de Tempo 013, uma dinâmica baseada no Banco de Tempo para descobrir talentos e cadastro de novos associados.

A Piel Mundo geek fará uma Exposição com camisetas temáticas de animes, filmes, séries, chaveiros, bottons, colecionáveis, action figures entre outros artigos, das 14h às 17h30.

O público infantil e adolescente também poderá participar do evento. A Logic Minds trará uma exposição dos Projetos dos alunos do curso de Robótica e Criação de Games, das 14h às 17h30. A Supergeeks abordará o tema Sobrevivência das tartarugas – Programação de Games, das 14h às 17h30.

Também serão apresentadas no evento a exposição dos Projetos da disciplina de Gestão da Inovação do curso de Engenharia de Computação da Unisanta com trabalhos de tecnologia relacionados à área de economia criativa, das 15h30 às 17h30; a Oficina de fotografia com luz para produtos, do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta, das 14h às 17h30 e a exposição Divertidosos e Supera, que mostrará que criatividade não tem idade, com atividades de ginástica para o cérebro, das 14h às 17h30.

Programação completa: https://hackathon.unisanta.br/