por E5+ Comunicação & Marketing

O encontro com os jornalistas será nesta terça-feira (26/4), às 11 horas, no Consistório da Universidade

Nesta terça-feira (26), os cinco nadadores da equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão participar de uma coletiva de imprensa, às 11 horas, no Consistório da Universidade (Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos).

A equipe da Unisanta terminou o Troféu Maria Lenk de Natação no quarto lugar, com 577 pontos, atrás de Pinheiros (1.642), Minas (899,5) e Corinthians (771). Ao total foram dez medalhas, dois ouros, uma prata e sete bronzes. A competição aconteceu entre os dias 15 e 20 de abril, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Participaram 58 clubes brasileiros, com 356 nadadores, além de 55 competidores estrangeiros, justamente por ser um evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Tales Cerdeira garantiu a vaga nos 200m peito, enquanto Gabrielle Roncatto e Matheus Santana farão parte dos revezamentos 4x200m livre feminino e 4x100m livre masculino, respectivamente. Já Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto serão as únicas representantes brasileiras na maratona aquática. As duas estarão sob a atenção do técnico-chefe da Unisanta, Marcio Latuf, convocado para integrar a comissão técnica do Brasil.

Com 1m59s22, a nadadora Gabriele Roncato, de apenas 17 anos – a mais jovem da equipe brasileira -, obteve o quarto melhor tempo entre as finalistas e carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos. A atleta da Unisanta formará o time brasileiro ao lado de Larissa Martins Oliveira, Manuela Lyrio (ambas do Pinheiros) e Jessica de Bruin Cavalheiro (Sesi-SP).

Tales Cerdeira nadou na última série classificatória do dia e obteve o tempo de 2m10s99, abaixo do índice olímpico – 2m11s66. Com essa marca, ele passa a ser o brasileiro com o melhor índice na prova, seguido pelo atleta do Corinthians, Thiago Simon.

Mesmo sem conseguir melhorar o seu tempo obtido no Open (48s71), o atleta Matheus Santana, da Unisanta, irá aos Jogos Olímpicos com o quarto melhor desempenho nos 100m livre. Ele fará parte da equipe de revezamento ao lado de Marcelo Chierighini e João de Lucca, ambos do Pinheiros e Nicolas Oliveira, do Minas. Na final do Maria Lenk, Matheus terminou em 5º lugar (48s80).

As maratonistas olímpicas de águas abertas Universidade Santa Cecília (Unisanta), Poliana Okimoto Cintra e Ana Marcela Cunha, subiram ao pódio na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, competição da FINA com percurso de 10 km (olímpico). A prova aconteceu em fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Poliana ficou com a prata ao completar a prova em 1h58m19.8s e Ana com o bronze, batendo um milésimo de segundos depois, com 1h58m19.9s. O ouro foi para a francesa, Aurelie Muller, que chegou em 1h58m05.0s.

“Estou feliz pelos cinco atletas que estão nos Jogos. A partir desta quinta já iniciamos os trabalhos e as clínicas aqui no Rio de Janeiro, iniciando um novo ciclo. A gente sabe que outros atletas poderiam ter nadado melhor, mas o esporte é assim mesmo. Vamos continuar trabalhando forte para formar atletas e manter a Unisanta no topo das equipes universitárias da natação brasileira”, comemorou Latuf, que será um dos técnicos da maratona aquática.