Na última quinta-feira, 13/2, diretores, coordenadores e docentes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram de palestra sobre Escritório de Patentes, ministrada pelo professor e coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato.

Na oportunidade, Bagnato enfatizou que para Universidade de São Paulo (USP) estabelecer uma parceria com a Unisanta ampliará a possibilidade de suprir as necessidades de inovação e tecnologia para a Baixada Santista.

“A Unisanta é uma das universidades mais importantes da Região e com a chegada da USP aqui na Baixada, essa troca de experiências entre os alunos, pesquisadores e docentes das áreas de tecnologia e inovação só pode estabelecer uma parceria de sucesso”, explicou do coordenador da Agência.

Segundo a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o principal objetivo da parceria é fortalecer a formação de empresas desenvolvidas pelos alunos e pesquisadores. “Estamos vivendo um grande momento de crescimento tecnológico no Brasil, por isso temos o dever de incentivar e abrir todas as oportunidades para que os nossos alunos e pesquisadores sejam os protagonistas das descobertas tecnológicas que o mercado atual necessita”, disse Sílvia.

Para o coordenador do Programa de Mestrados na Unisanta, Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, a experiência trazida pelo professor Bagnato iniciou a formação do Escritório de Patentes da Unisanta.

“A Unisanta pretende aumentar seu número de patentes registradas. Temos um grande número de produtos desenvolvidos por diversos cursos de graduação, como a Engenharia Mecânica e Fisioterapia, assim como por alunos dos cursos de Pós-Graduação. Essa troca de experiência com a Agência USP de Inovação será muito importante para traçarmos o melhor modelo para o nosso escritório”, afirmou Pacheco.

O convidado – Vanderlei Salvador Bagnato, além de coordenador da Agência USP de Inovação, também é professor titular da Universidade de São Paulo e cientista renomado. Bagnato concluiu simultaneamente Bacharelado em Física – USP, e Engenharia de Materiais – UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física – Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor  titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de Inovação. Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializados. Possui 24 capítulos de livros e cinco livros publicados. Orientou 42 dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens.

Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Física nas Ciências da Saúde. Eleito para The Academy of Sciences for the Developing World, é membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano; e da National Academy of Sciences (USA). Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.