O Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), arquiteto Nelson Gonçalves de Lima Júnior, abrirá,  na próxima segunda-feira, na Unisanta, às 8h30, a Oficina Sistemas de Espaços Livres Urbanos na Constituição da Forma Urbana Contemporânea do Brasil: O caso de Santos”. Haverá palestras e debates pela manhã e à tarde, com o objetivo de atualizar a qualificação técnica dos profissionais da prefeitura santista.

O encontro, que ocorrerá no auditório do Bloco E (4ºandar),  é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de Santos em parceria com a Coordenação Nacional – Núcleo São Paulo do Laboratório Quadro de Paisagismo no Brasil (Quapá) e apoio da Unisanta. Neste domingo, os participantes farão trabalho de campo na área insular da  Cidade.

Na segunda-feira, após a abertura, o arquiteto Sílvio Macedo, coordenador nacional do Quapá, falará às 9 horas sobre as pesquisas do Laboratório. Às 9h30, o tema será  Área de Interesse Ambiental, com representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Das 10 às 11 horas, o arquiteto da Sedurb, José Marques Carriço, falará sobre A previsão de empreendimentos públicos e privados na Baixada Santista.  Segue-se palestra sobre Panorama da produção de Habitação de Interesse Social em Santos, com representante da Cohab. Das 11h30 às 12h30 haverá debates.

 Após intervalo para o almoço, haverá apresentação dos grupos de trabalho, com Sílvio Macedo, seguida de oficina sobre sistema de espaços livres e forma urbana na área insular de Santos e grupos de trabalho.

Na terça-feira, os espaços livres na área insular serão debatidos  das 8h30 às 9h30. Em seguida, reunião dos grupos. A apresentação dos trabalhos ocorrerá das 14 às 15h30, e,  das 15h30 às 17 horas,  ocorrerão os debates finais.