Pela 15ª vez, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi aprovada para participar do Projeto Rondon. A operação, que se chamará 2 de Julho será realizada no Município de Tanquinho, na Bahia, no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013.

Em novembro, do dia 4 ao dia 10, o coordenador da operação, Prof. Daniel Siquieroli, irá até a cidade para a Viagem Precursora, que é uma exigência do Ministério da Defesa.

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto.

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do País.

A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.