Única Instituição da Baixada Santista escolhida para participar do Projeto Rondon 2012, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) divulgou a lista de alunos selecionados para compor a equipe do Projeto. “As inscrições foram bastante significativas, possibilitando um melhor aproveitamento daqueles com o perfil do projeto”, comentou o professor Daniel Siqueiroli, coordenador de equipe.

Com apoio do coordenador institucional do Projeto Rondon Celso Volpe, os alunos que integram o grupo são: Daniel Ribeiro Miguel, da Faculdade de Educação Física, Emilia Rodrigues Capela e Luana Dutra  Portela, da Faculdade de Farmácia e Karem Anne Lopes Damaceno, Faculdade de Odontologia.

Também fazem parte da equipe Otoniel de Oliveira, Faculdade de Direito, Leandro Aparecido Da Silva Amarilha, Faculdade de Ciências da Computação, Pedro Matheus Barbosa, Rafael Pinheiro e Silmara Pereira de Mattos do Curso de Ciências  Biológicas.

Os estudantes selecionados para substituir membros, caso haja desistência, são: Cássia Cumagai da Matta, Faculdade de Ciências Biológicas, Rafael de Oliveira, Faculdade de  Farmácia e Sônia Maria Borelli, da Faculdade de Direito. O grupo participará da Operação Açaí, que será na cidade de Quatipurú, em Belém do Pará. A viagem será no dia 5 de julho.

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto.

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do país.

A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.

Retrospectiva – Esta será a 14ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; Baião (PA), em 2008, Vitória do Xingú (PA), em 2008; Careiro Castanho (AM), em 2009; Murici (AL), Santa Rita do Araguaia (GO), Theobroma (RO), Carajás (PA), em 2010, foram os locais em que a Universidade desenvolveu suas atividades.