Representantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Sistema Santa Cecília de Comunicação integram a comitiva organizada pela Prefeitura Municipal de Santos, em visita ao México e Costa Rica, no período de 5 a 11/3. Os dois países estarão sediados na cidade de Santos durante os treinamentos e realização da Copa do Mundo 2014, no Brasil.

Na oportunidade, o vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, Prof. Aureo Pasqualeto Figueiredo participará de assinaturas de convênios de cooperação acadêmica, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, entre a Unisanta e a Universidad Nacional Autónoma do México e a Universidad Nacional de Costa Rica. O objetivo é estabelecer intercâmbio acadêmico, científico e cultural, além da implementação de programas e projetos educacionais dirigidos ao desenvolvimento e progresso da sociedade.

“Todos os convênios têm um potencial imenso de experiências ricas em pesquisas, mestrados, doutorados, além de programas como o Ciência sem Fronteiras e intercâmbios. A internacionalização é o futuro trazido para o presente. É uma oportunidade extraordinária para os alunos e docentes, como cidadãos do mundo”, afirmou Figueiredo, que ministra aulas no curso de Engenharia Civil da Unisanta desde 1985.

Há 22 anos no comando do programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, Armando Gomes, também estará presente na viagem. O jornalista será o correspondente da emissora, com notícias esportivas e culturais, transmitidas diretamente dos dois países.

“A expectativa é de que haja um entrelaçamento entre o Brasil, a Costa Rica e o México. A Copa do Mundo vai virar febre. Vamos divulgar a parte esportiva e acadêmica da Unisanta”, explica Armando, que já cobriu outras edições da Copa do Mundo e possui experiência profissional em vários lugares como Argentina, Japão, Arábia Saudita, México e países europeus.

Durante a viagem, os representantes da instituição apresentarão a infraestrutura da Unisanta e do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Os ambientes, desde clínicas até estúdios de jornalismo, estarão à disposição das autoridades e colaboradores envolvidas na Copa do Mundo, tanto as equipes de futebol, como a imprensa especializada para os países que terão sede em Santos, e demais interessados envolvidos na competição.

Referência – A Unisanta é a maior potência esportiva universitária do País, na Natação. O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Universidade foi  um dos  um dos itens elogiados pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício, entre outros.