Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) participa da Santos Offshore – Feira de Petróleo e Gás de São Paulo (Petro & Gás Internacional Fair), que acontece entre os próximos dias 18 a 21, no Mendes Convention Center.

Entre os destaques apresentados no estande da Unisanta estarão módulos didáticos projetados e construídos na Universidade, por professores e alunos. Serão mostrados equipamentos de produção de biodiesel e outros relativos às operações unitárias de processos industriais, pertencentes ao Laboratório de Operações Unitárias do Curso de Engenharia Química da Unisanta.

Esse laboratório é considerado referência nacional na área por especialistas do MEC, além de ser procurado por instituições de ensino e empresas públicas e particulares interessadas em adquirir módulos didáticos e outros equipamentos.

A Coluna de Destilação reproduz operações de refino de petróleo para obter gasolina, faz produção de perfumes, de bebidas e separa o ar em oxigênio, nitrogênio e argônio. O módulo Unidade Catalítica de Petróleo possui um dispositivo chamado ciclone, que separa o gás do petróleo e o transforma em gases mais nobres, o eteno e o propeno, reagentes químicos utilizados na produção de polímeros (plásticos).

A Universidade também mostrará projetos nacionais e internacionais desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas, Laboratório de Ecotoxicologia, pelo curso de Engenharia Mecânica e outros.

A explicação é do Prof. Dr. Deovaldo de Morais Júnior, coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília, que está presente na Santos Offshore Oil. O coordenador do Curso de Engenharia Química, Prof. Dr. Luís Renato Bastos Lia, também participa da demonstração dos módulos.

Desde 2001, a Unisanta desenvolveu cerca de 140 módulos educativos para seus alunos e para outras instituições. Ao todo, foram mais de 90 unidades encaminhadas para universidades como IME (Instituto Militar de Engenharia), UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Universidade Federal do Paraná, Faenquil Lorena (USP), Unesp (São José do Rio Preto), Cenpes (Centro de Pesquisas Petrobras), Estácio de Sá,Gama Filho – RJ) e Pitágorás, de São Paulo, entre outras.

Faça já sua inscrição: http://www.santosoffshore.com.br/

Leia mais: Unisanta apresenta bancada para petróleo inédita no Santos Offfshore