A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participou, na última sexta-feira (28/09), da oficialização do Centro de Excelência Portuária (Fundação Cenep), durante o 1º Seminário Cenep-Santos, realizado na Associação Comercial de Santos.
A delegada regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp) e diretora-presidente da UNISANTA, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, e a reitora, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, estiveram presentes na solenidade de abertura.
“Estamos vivendo um momento novo na história do porto de Santos com as atitudes necessárias que terão reflexos importantes para o comércio exterior e as relações internacionais. O trabalhador portuário não pode ser estigmatizado. Precisamos inseri-lo na modernidade. As universidades particulares estão respondendo às nossas solicitações desde o primeiro momento, com inúmeras propostas de projetos que envolvem os professores, os laboratórios, as estruturas e sua inteligência”, afirmou o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, durante a abertura.
Para o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino, “o Cenep será fundamental para regularizar o trabalho de acordo com a lei de modernização dosportos nº 8.630/93; estimular a criação de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, além de ordenar o fluxo financeiro que está disperso”.
A partir das 15h20, a reitora e a presidente da UNISANTA retornam para participar do painel de apresentação das universidades locais. Na oportunidade, a UNISANTA assina o termo de cooperação com o Cenep, contribuindo com pesquisas que já realiza há décadas sobre o Porto e o Estuário de Santos.
A data marca um importante passo para a modernização do Porto e, principalmente, para a qualificação do trabalhador portuário, resultado da soma de esforços entre Prefeitura, Codesp, Unifesp, universidades locais, Centro Paula Souza e Senai.

Abertura – Também estiveram presentes, durante a solenidade de abertura, o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Carlos Alberto La Selva, representando o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito; o cônsul da Bélgica, Mark Frank; o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva; o presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Celso Damião Quintanilha; o presidente da Codesp, José Di Bella Filho, o deputado estadual, Bruno Covas, entre outras autoridades.

Cenep – O Centro de Excelência Portuária chega com a meta de requalificar os trabalhadores portuários, desenvolver cursos técnicos, universitários e treinamento operacional, além de gerar tecnologia e pesquisa científica. Mais informações pelo telefone 3228-8804 ou na internet: www.santos.sp.gov.br/seport.