As ações, que fazem parte do Trote Solidário, continuam nesta quarta, das 18h30 às 21h, e na quinta (6/2), das 9h às 12h e das 18h30 às 21h. Também são abertas à comunidade em geral.

Calouros, veteranos e colaboradores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão participando das atividades promovidas pelo tradicional Trote Solidário da instituição, que teve início nesta quarta (5/2). Doação de cabelo, de sangue, cadastro para doadores de medula óssea e créditos da nota fiscal paulista estão entre as ações oferecidas em prol do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, Hemonúcleo de Santos e Casa da Esperança de Santos.

A campanha permite que os alunos tenham a oportunidade de iniciar ou dar continuidade à trajetória universitária, participando de ações sociais que contribuem com sua formação como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

Estudante do curso de Jornalismo, Luiza Pires trouxe o cabelo que já havia cortado em outra oportunidade para a doação em benefício do Instituto Neo Mama. “Não é a primeira vez que eu doo o meu cabelo, mas é a primeira vez que eu participo do trote. É muito legal poder fazer parte de uma ação que ajuda o próximo. O cabelo está muito ligado à beleza e à autoestima da mulher, então eu acho muito importante poder doar. A sensação de poder ajudar quem precisa foi a minha motivação”, afirmou a futura jornalista.

Veterana do curso de Direito, Beatriz Santos também se envolveu na ação e cortou seu cabelo com os voluntários do Leandro Azevedo Studio. “É um alívio começar o ano de 2020 já fazendo uma boa ação. É uma coisa que vai te deixar superbem ao longo do ano, acho superimportante. Minha mãe e minha irmã já doaram cabelo assim, por que não eu? Perdi meu avô por causa do câncer, isso marcou muito a minha vida, então eu sei que outras pessoas que passam por isso ficarão felizes por ter cabelo”, contou.

Os cabelereiros do Leandro Azevedo Studio estão presentes voluntariamente para cortar os cabelos dos interessados em participar. “Acho legal a gente doar um pouco do nosso tempo para poder ajudar o próximo. É um evento bem bacana, você está cortando o cabelo e doando para as pessoas que estão precisando”, afirmou Leandro Azevedo, proprietário do Studio.

Sangue e Medula – Representando o Banco de Sangue do Hospital Guilherme Álvaro, Vanessa Aguiar fez a captação e resgate dos alunos interessados em fazer doação de sangue no Hemonúcleo de Santos. “A doação de sangue é muito importante. Pessoas com câncer, leucemia, os hemofílicos, muita gente precisa de bolsas de sangue. Pedimos a doação para repor o que for utilizado e nunca faltar. As pessoas não se conscientizam e só fazem a doação quando alguém próximo está precisando. Se todos conseguissem doar um pouquinho, nunca iria faltar o sangue”, explicou.

Outra forma de participar do trote é a ação desenvolvida pela Unisanta em parceria com a Casa da Esperança de Santos, que tem apoio do Rotary Club de Santos. A atividade será realizada em benefício do tratamento de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou intelectuais, na área de saúde.

Para ajudar é muito simples, basta baixar o aplicativo da Nota Fiscal Paulista (NFP), se cadastrar e escolher a Casa da Esperança de Santos como entidade favorita. Assim, sempre que for solicitada a NFP em uma compra, os créditos dos cupons fiscais serão automaticamente destinados para a entidade.

Leandro Taveira, do Rotary Club de Santos, agradece à Unisanta por estar abrindo espaço para disseminar a informação sobre a possibilidade de doação de seus créditos da nota fiscal paulista em prol de uma entidade. “As pessoas não sabem disso, poucas apoiam. Os jovens têm facilidade com a tecnologia, conseguem baixar o aplicativo, fazer um cadastro e apoiar essa ação muito facilmente, não só com o cadastro deles, mas levando essa informação para os pais, os avós, para que todos possam apoiar. Esta é uma forma de ajudar a Casa da Esperança sem colocar a mão no bolso”, finaliza.

Segundo o prof. Ms. Marcus Teixeira Penteado, diretor de Marketing da Unisanta, este ano a Unisanta está apoiando três entidades: Instituto Neo Mama, Hemonúcleo de Santos e a Casa da Esperança, mas em outras edições, o nosso trote do bem já beneficiou outras causas. “Em outros anos, tivemos o Trote Ecológico e arrecadamos baterias, pilhas, computadores, tudo o que contamina o lençol freático. Também tivemos doação de alimentos, foram arrecadados, nesses mais de dez anos, diversas toneladas de alimentos, que foram doadas para o Lar Santo Expedito, além de outras entidades e comunidade carentes”, afirma o diretor de Marketing.

Doação de cabelo para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama
Dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 18h30 às 21h, no pátio do Bloco M da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277, haverá corte de cabelo solidário (a partir de 15 cm de cabelo), com doação para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea
Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta. Confira aqui se você pode ou não doar.

Nota fiscal paulista em prol da Casa da Esperança de Santos
1 – Baixe o app Nota Fiscal Paulista e faça seu login. Registre sua conta se for o primeiro acesso.
2 – Acesse o menu e clique em Doação Cupom com CPF.
3 – Selecione a Casa da Esperança de Santos como entidade beneficiada e escolha o período para doação.
4 – Clique em Confirmar Doação para finalizar.
*Para validar a sua doação de créditos, é necessário fazer o primeiro repasse a partir de R$ 0,99 para sua conta. Desta forma, os próximos repasses serão liberados para a entidade.