A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) recebeu, dia 15 de agosto, comitiva composta por 34 alunos, professores e autoridades da Universidade de Santiago do Chile. Na oportunidade, a UNISANTA e a instituição chilena firmaram Termo de Cooperação Técnico-Científica que visa ao desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Durante a solenidade, estiveram presentes a reitora, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani; a pró-reitora acadêmica, Profª. Zuleika de Almeida Senger Gonçalves; o pró-reitor comunitário, Prof. Aquelino José Vasques; além de diretores e coordenadores de cursos e departamentos.

Entre as autoridades chilenas presentes destacam-se a mestre em Lingüística Aplicada da Universidade de Santiago do Chile, profª. Genoveva Varela; a gestora de coordenação de província da Região dos Lagos, Loriana Labebe; o chefe de Recursos Humanos do Sal Punta de Lobos S.A., Dany Abarzua e a assessora técnica de Relações Internacionais da Prefeitura de Santos, Marcela Garcia Fonseca.
“Esta parceria significa o conhecimento da língua e da cultura brasileira. O Brasil tem cidades tão interessantes quanto São Paulo e Rio de Janeiro, como é o caso de Santos. Pretendemos fazer algum estudo com relação ao Porto de Santos e ao de Valparaíso”, afirmou Genoveva.

Ainda segundo a docente, provavelmente em outubro as universidades do Chile receberão estudantes da UNISANTA para conhecimento do Campus. Os estudantes chilenos que participaram da solenidade são dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Agronegócios.

Folclore – Dia 16 de agosto os estudantes mostraram danças e atividades sobre o folclore chileno aos alunos do Colégio Santa Cecília. A apresentação foi realizada no Ginásio Laerte Gonçalves.