A Universidade  Santa Cecília  (Unisanta), com a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, fechou parceria com a Prefeitura de Gonçalves, em Minas Gerais, para um estudo da área urbana da cidade. A informação é do professor Fábio Henrique Bei, que ministra a disciplina de Paisagismo. Esse exercício acadêmico tem o objetivo de elaborar levantamentos e mecanismos para o desenvolvimento de um projeto paisagístico da área central do município de Gonçalves, que faz divisa com o estado de São Paulo.

O trabalho será realizado  a partir de quinta-feira (15/3) a 28 de junho. Ele começará com a ida de dez alunos do curso de Arquitetura para aquela cidade, de 15 a 18 de março, para levantamentos fotográficos, conhecimento da área urbana, reuniões com técnicos da Prefeitura, palestras e conhecimento da vegetação da região da Mantiqueira.

O desenvolvimento das atividades deverá ocorrer em salas de aula e laboratórios de Maquetes e de Conforto Ambiental do Curso. Estarão envolvidos mais de 25 alunos e professores, que  orientarão os alunos para a criação de várias propostas para aquela cidade mineira.

A entrega está prevista para o final do mês de junho, quando os envolvidos vão retornar ao município com uma palestra para a população e a prefeitura. Haverá uma exposição e a escolha, pela população e pelo setor público,  das propostas de trabalhos dos alunos. Os projetos também serão expostos na Unisanta no início de agosto, ocasião onde os alunos serão certificados pela atuação.

Esse trabalho também poderá ser aproveitado pelos alunos em desenvolvimento de pesquisas científicas e em trabalhos de graduação do Curso.