Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos foi o objetivo do Trote Solidário da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O Curso que mais contribuiu com a ação receberá o Troféu Trote Solidário, no próximo dia 15 de março, às 10h, na Sala de Atos da Unisanta (3º andar do Bloco M5 – Prédio da Reitoria).

Roupas e cerca de meia tonelada de alimentos arrecadados pelos alunos serão doadas ao Lar Santo Expedito. Também como parte do Trote Solidário, foi promovida campanha para cadastramento de doadores de medula óssea e doação de sangue. Participaram mais de 150 alunos de diversos cursos. A doação/cadastramento foi realizada no Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro.

Outras ações desenvolvidas foram limpeza de microlixo nas praias e arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias, totalizando 230 kg de material.

Estes objetos contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico. A arrecadação do lixo eletrônico conta com o apoio da Fundação Settaport, que mantém um Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico e fará a destinação adequada de todo o material.