Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos é o objetivo do Trote Solidário da Universidade Santa Cecília (Unisanta) há cerca de 10 anos.

Na próxima segunda-feira, 9/3, a partir das 10h, a Faculdade que mais contribuiu com a ação, neste início das aulas de 2015, receberá o Troféu Solidário, no Consistório, localizado no pátio do Bloco M.

Foram arrecadados cerca de meia tonelada de donativos pelos alunos. Os alimentos não perecíveis serão doados ao Lar Santo Expedito. E o lixo eletrônico, como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), será entregue à Fundação Settaport, que mantém um Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico e fará a destinação adequada de todo o material.

Trote Ecológico – Pensando na preservação do meio ambiente, a Universidade sugere aos alunos que desenvolvam ações como a retirada de microlixo nas praias e a arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.