Além do Simpósio, acontece também o IV Encontro de Gestão Esportiva

A Universidade Santa Cecília é parceira do VI Simpósio de Direito Desportivo e Esporte da Baixada Santista e do IV Encontro de Gestão Esportiva, que acontecem entre os dias 21 e 22 de novembro dentro das instalações da Universidade. Realizado pela OAB Santos e pela Comissão de Direito Desportivo, o evento é gratuito.

A abertura acontece às 18h30 do dia 21/11 no Auditório do Bloco E, com uma solenidade e o credenciamento dos participantes.

Às 19h, a primeira mesa-redonda, que reunirá atletas e ex-atletas, tem início com o tema “Esporte como ferramenta de desenvolvimento social”. Moderada por Antonio Marcos, do jornal A Tribuna, a palestra irá contar com Carlos Farrenberg (nadador da Unisanta), Israel Stroh (atleta paraolímpico), Hugo Duppre (presidente da Fupes), Junior Faria (ex-atleta profissional de surf, formado em Jornalismo pela Unisanta) e o Prof. Ms. João Carlos Teixeira de Souza Barros, diretor de Esportes da Unisanta.

No segundo e último dia de evento, o tema “Desafios na Formação Desportiva”, às 08h30, abrirá o evento no Consistório do Bloco M.  Estarão presentes Tarcísio Bresciani (Bresciani & Almeida Advogados Associados e vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos), Renato Florêncio (ex-atleta; executivo de Futebol do Santos FC), Deivid de Souza (ex-atleta; CEO da Deivid Sports e responsável pelas categorias de base do Jabaquara AC) e Silvana Trevisan (Fundação Edmilson e consultora do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo).

Às 10h30, acontece o painel “Sociedades Anônimas (SAs) X Clube Associativo – Prós e Contras”, sob a responsabilidade de Marcio Cruz (MCA Advocacia Desportiva e membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos), Alexandre Dias Bortolato (Bortolato Advogados e consultor do IFBB), Alexandre Miranda (CSMV Advogados e FIFA Master) e Roberto de Palma Barracco (IBN Sports e membro da CNRD/CBF).

Comunicação e mercado

O evento é retomado no período da tarde, com a terceira palestra do dia tendo início às 14h30, reunindo o segmento esportivo com o da comunicação, no tema “Match Day – Marketing e Comunicação na geração de receitas aos clubes”. Vinicius Morrone (doutorando em Economia das Organizações pela USP), Ary Rocco (vice-presidente da ALGEDE e diretor da Abragesp), Marcelo Frazão (gerente de Comunicação e Marketing do Santos FC) e Fernando Fleury (professor da CBF Academy e da Trevisan Escola de Negócios) irão abordar o assunto.

A última palestra do evento, que tem início às 16h30, traz a temática “Impactos do novo RSTP/FIFA no mercado do futebol” e irá reunir Rafael Cobra de Toledo Piza (Cobra & Gazolla Sociedade de Advogados e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos), Luiz Marcondes (Benicio Advogados e presidente do IIDD), Felipe Macedo (LL.M. em Leis Esportivas Internacionais pela St John’s University/EUA) e Felipe Crisafulli (Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra/Portugal). Logo após, às 19h, ocorrerá o encerramento do evento e sorteio de brindes aos participantes.