Na próxima sexta-feira, dia 16, às 10h30, a Alta Direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe a Santos Port Authority (SPA), oportunidade em que firmará Termo de Cooperação Técnico-Científica. A solenidade será realizada no Auditório do Bloco E da Universidade, localizado na Rua Cesário Motta, n.º 8, e contará com a presença de representantes do setor portuário.O acordo tem como objetivo gerar ações para o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas, na união de propósitos entre comunidade acadêmica, órgãos públicos e privados e a sociedade.

“A inovação é um caminho sem volta para o desenvolvimento e o futuro dos portos e acreditamos que alianças como esta, entre o ambiente acadêmico e o corpo técnico da Companhia, são essenciais para a evolução não só de Santos, mas também do setor portuário brasileiro”, destaca Fernando Biral, presidente da SPA.

Para a reitora da Unisanta, Dr.ª Sílvia Teixeira Penteado, “o Colégio, a Universidade e o Sistema de Comunicação Santa Cecília evoluíram sua função social atrelada à região que possui o mais importante complexo portuário da América Latina. Esse convênio de cooperação entre a comunidade acadêmica da Unisanta e o corpo técnico da SPA pode significar um avanço de modelos inovadores, prospectando assim a transformação tecnológica, científica e organizacional de classe mundial para integrar valor e sustentabilidade à relação porto-cidade”.Santos Port Authority – Vinculada ao ministério da Infraestrutura, a SPA é responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos e, nos dois últimos anos, vem desenvolvendo fortemente a pauta de inovação, com a assinatura de acordos de cooperação técnica, como (i) a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação, com a Naval Port, (ii) melhorias no processo de compartilhamento de carga, com a Logshare, (iii) previsões hiperlocais de mar e tempo para suporte a tomadas de decisão no planejamento e operação de atividades portuárias, com a I4Sea, além de possuir um programa de estágio voltado para inovação e recebeu o prêmio na categoria “Parcerias Público-Privadas”, no Congresso da AAPA Latino, com o acordo firmado com a DockTeck e Wilson Sons, que visa ao aperfeiçoamento de monitoramento do canal de navegação e acesso aos berços de atracação do Porto de Santos.

Localizado a 70 km da grande São Paulo, região mais industrializada do hemisfério sul e o maior mercado consumidor e produtor da América Latina, o complexo portuário de Santos responde pela movimentação de um quarto da balança comercial brasileira.UNISANTA – A história do Porto de Santos e do Complexo Educacional Santa Cecília caminha junta desde 1961, quando o início da trajetória do Colégio Santa Cecília se deu atendendo prioritariamente os filhos dos trabalhadores portuários, na Av. Rodrigue Alves, mais precisamente em frente à antiga CDS, que depois passou a se chamar CODESP e hoje se tornou a SPA – Santos Port Authority.

Com o tempo, o Porto de Santos cresceu, assim como o Colégio Santa Cecília, que se tornou um dos maiores complexos educacionais do país, oferecendo formação em todos os níveis de ensino.

A Universidade Santa Cecília, com cerca de 100 mil metros quadrados de área construída e mais de 20 mil alunos da Educação Infantil à Pós-Graduação, é parte importante desse complexo educacional e, em toda sua trajetória, apostou no desenvolvimento do setor portuário e no Porto de Santos, tanto que investiu fortemente em pesquisa e infraestrutura voltadas a apoiar o setor, formando mão de obra do nível técnico ao doutorado na área.

A Universidade possui ainda o único Observatório Portuário do país e também o único periódico científico especializado no setor portuário e marítimo do país, que leva o nome do observatório e produz conhecimento técnico para o setor em edições semestrais.