Unisanta e Rotary Clubs entregam 1000 máscaras de proteção de rosto aos hospitais da Região

1784

O primeiro lote, com 1000 máscaras de proteção de rosto (Face Shields), produzidas no InovFabLab (laboratório de inovação tecnológica e criatividade) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) começou ser entregue na última terça-feira (5). O projeto, intitulado Hope Shields, é realizado em parceria com o Rotary Club de Santos-Porto e Rotary Club Satélite de Santos-Porto.

As primeiras instituições beneficiadas pelo projeto foram o Hospital Guilherme Álvaro e a Santa Casa de Santos. Também receberão o equipamento o Hospital dos Estivadores, Hospital de Pequeno Porte da Prefeitura (HPP Central), Hospital de Campanha UPA da Zona Leste, UPA Central, UPA da Zona Noroeste, Crei (São Vicente), Hospital Santo Amaro (Guarujá), além de 33 Policlínicas da cidade de Santos.

Agora o foco do projeto é atender à necessidade de toda a Baixada Santista. “Recebemos muitos pedidos de outras cidades da Região, como Guarujá, Praia Grande, São Vicente e até São Sebastião e, por esse motivo, resolvemos promover uma vaquinha virtual visando arrecadar fundos para a confecção de mais itens de proteção”, afirmou a Dra. Caroline Teixeira, uma das idealizadoras do Projeto. Caroline é Diretora de Saúde da Unisanta e Presidente do Rotary Club de Santos-Porto. Para colaborar Clique aqui

Sobre o projeto – A ideia do projeto Hope Shields surgiu de Caroline e de Gianluca Giuliani, presidente do Rotary Club Satélite de Santos-Porto Empreendedorismo. “Sou fisioterapeuta e já atuei em hospitais e UTIs e, vendo toda essa atuação dos profissionais de saúde em combate à COVID-19, quis colaborar produzindo estas máscaras que serão mais uma forma de proteção dos profissionais que estão em linha de frente lembrando que muitos estão se contaminando hoje em dia. Juntei minha ideia com a do Gianluca, que também já vinha pensando em como colaborar na luta contra a COVID-19, e, então, decidimos começar os testes dos protetores”, explica Caroline Teixeira.

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é muito utilizado por profissionais da Saúde que atuam no tratamento de pacientes com o novo coronavírus e está em falta no mercado. “Os protetores conseguem cobrir todo o rosto do profissional que os usa, garantindo uma proteção extra, além das máscaras, toucas e óculos que já utilizam no dia a dia, evitando, desta forma, a contaminação desses profissionais que atuam diretamente com o paciente infectado”, descreve a Diretora.

“Recebemos um apoio do Governador do Distrito 4420, Adriano Valente, para produzir este primeiro lote. Além deste importante apoio, também receberemos uma doação semanal de 250 frascos de álcool em gel da empresa Maria Escandalosa. Esses fracos também serão enviados aos profissionais de saúde juntamente com as máscaras. Estamos solicitando ajuda de outras empresas para doação de materiais ou mesmo verba para a produção”, emenda.

Foram criados dois modelos de Face Shields. O primeiro equipamento é produzido em acrílico e acetato, materiais que não retêm bactérias e vírus e que podem ser facilmente higienizados com álcool e detergente. E o segundo foi produzido com PS (poliestireno) e acetato, porém com a diferença de ser uma máscara com acetato móvel.

Existe alta tecnologia para a confecção – impressora 3D e cortadora a laser. “A intenção é criar alternativas de custo mais acessível, com materiais adaptados às nossas condições. Os Face Shields estão sendo criados no mundo inteiro”, explica Sérgio Schina de Andrade, gerente do laboratório InovFabLab e professor de engenharia de computação da Unisanta.

DOAÇÕES – Além da vaquinha virtual para produzir mais destes equipamentos, o projeto recebe de doações de materiais ou verba. Poderão ser doados recursos diretamente na conta bancária do Rotary Club de Santos-Porto:
Banco 756 (Unimais Metropolitana)
Conta-corrente: 12020-0
CNPJ: 71.545.297/0001-19.

Para doação de materiais (folhas de acetato A3, material poliestireno e/ou acrílico, saco plástico 40×60 cm e papel sulfite A4), favor entrar em contato pelo telefone da Secretaria do Clube: (13) 99126-1577 ou pelo e-mail: secretaria@rotarysantosporto.org.br.