A Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Praticagem de Santos assinam, nesta quarta-feira (11/2), convênio com a finalidade de estabelecer intercâmbios acadêmicos e científicos. Na oportunidade, estarão presentes a alta direção da Unisanta, composta pela reitora, Profa Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira e o pró-reitor Administrativos, Prof. Marcelo Teixeira. Pela Praticagem de Santos estão confirmados o presidente, Cláudio Paulino Costa Rodrigues e o coordenador do convênio, Helder Luiz Puia.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NHP-Unisanta), Profa. Alexandra Sampaio, o objetivo é utilizar dados meteorológicos e oceanográficos para o aprimoramento e desenvolvimento de ferramentas operacionais de monitoramento e previsão da hidrodinâmica local. Os resultados dos dados analisados pelos pesquisadores, técnicos e alunos estagiários do Núcleo serão disponibilizados para a Praticagem.

“A Praticagem irá disponibilizar ao NPH, em tempo quase real, os dados meteoceanográficos coletados pelas estações autônomas localizadas em Santos. Esses dados serão incorporados à base de dados do NPH e utilizados para o aprimoramento e desenvolvimento de ferramentas operacionais de monitoramento e previsão da hidrodinâmica local”, explica a coordenadora.

O convênio será assinado às 11 horas, na sala da reitoria da Unisanta.

NPH – O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NHP) completou 18 anos de pesquisas em 2014, utilizando ferramentas computacionais para estudar a poluição do estuário e o comportamento das marés, entre outros estudos. Teve projeção e participação internacional com o Projeto de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras (EcoManage), de 2004 a 2008, oportunidade em que foram utilizados recursos da união Europeia para estudar o estuário de Santos, a Baía Blanca, na Argentina, e o Fiorde de Aisén, no Chile.

Em 2014, o Núcleo iniciou novos estudos sobre a poluição do estuário santista, para monitorar a balneabilidade das praias, em parceria com órgãos ambientais.