A reitora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Sílvia Teixeira Penteado, representará a Instituição, nesta sexta-feira, às 10h, na solenidade de apresentação do projeto Porto Universidade. Durante o evento será assinado o termo de cooperação para a execução do projeto. O convenio prevê a participação de 16 instituições de ensino superior que compõem a Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista.

A apresentação será feita por representantes do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto) e o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos).

No evento, também acontecerá a cerimônia de posse da diretoria e do conselho consultivo do Impacto, criado com a finalidade de fomentar pesquisas científicas na região.

Porto Universidade – O projeto prevê a realização de quatro pesquisas sobre o Porto de Santos. Os estudos envolvem a realização de um amplo diagnóstico sobre mão-de-obra do porto e o impacto da atividade portuária na economia da Baixada Santista.

O primeiro levantamento será O Mercado de Trabalho no Porto de Santos, em que será traçado um perfil do profissional que atua no setor portuário da região. Nesse estudo, serão feitas estimativas do número de empregos gerados direta e indiretamente pela atividade. A informação não consta em nenhum órgão oficial.

A segunda pesquisa será O Impacto Econômico do Porto de Santos na Baixada Santista em que serão apurados os efeitos dos serviços portuários na economia dos nove municípios da Baixada. O estudo também quantificará a arrecadação das prefeituras com a tributação do setor, além dos valores movimentados por segmentos beneficiados pelas operações portuárias.

O relacionamento da população com o Porto de Santos é o enfoque da terceira pesquisa, que recebeu o título Porto-Cidades. Por meio de entrevistas, os idealizadores do projeto vão identificar a opinião dos moradores da região em relação ao complexo portuário.

Por último, haverá O Porto do Futuro – Como será o Porto de Santos em 2017. O estudo fará uma projeção de como será a movimentação de cargas e o mercado de trabalho daqui a 20 anos, a partir da expansão física das instalações portuárias e dos projetos de interligação com o porto.

As pesquisas têm o patrocínio de quatro terminais portuários: Rodrimar, Santos Brasil, Tecondi e Libra. A previsão é que o resultado da primeira pesquisa seja divulgado no dia 29 de julho.

Após a conclusão de cada etapa, o Impacto, o IPAT e a Comissão de Universidades realizarão fóruns e debates públicos para discutir os resultados das pesquisas. O deputado, e idealizador do projeto, Paulo Alexandre Barbosa informou que uma cópia de cada pesquisa será entregue pessoalmente ao governador José Serra, que, na última visita à região, se interessou em receber o resultado dos estudos.