Diversidade – A diferença que nos une!  será o tema central, junto de palestras sobre Educação Cientifica Inclusiva, Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência VisualEducação Indígena e Uso do aplicativo Bem-Te-Ouvi,  para a observação de aves para pessoas com deficiência visual, entre outras. Os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas da Unisanta também participam das exposições da III Feira da Bio.Inclusão.

A Universidade Santa Cecilia, em parceria com o projeto Bio.Tátil e UNESP- CLP, realiza o II Workshop para o Ensino Inclusivo e a III Feira da Bio.Inclusão.  Programado para os dias 7, 8 e 9 na instituição, o objetivo do evento é promover a formação de recursos humanos e a disseminação de conhecimentos das ciências.

O evento desse ano vai abordar o tema DiversidadeA diferença que nos une!, através de palestras, oficinas pedagógicas e  estandes.

O primeiro dia de evento começa às 13h, com a III Feira da Bio.Inclusão, onde haverá estandes sobre temas como “A Fauna e a Flora do Brasil”, “Etnias do Brasil” e “Melanina, a cor importa?”. A feira, que será realizada até às 17h, irá contar com um total de 14 expositores, entre eles, alguns serão de autoria dos alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas da Unisanta.

No dia 08/10, a programação se inicia às 09h, com a Feira da Bio.Inclusão sendo realizada novamente até às 12h. Após o credenciamento, que será realizado das 13h às 14h, acontece a abertura oficial do Workshop e a primeira palestra do evento, que será ministrada por Eder Camargo e abordará o tema Educação Cientifica Inclusiva e o Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência Visual.

Graduado em Física, Eder Camargo tem mestrado em Educação para a Ciência, doutorado e o pós-doutorado. Atualmente, é docente do Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira.

Às 15h30, o segundo dia de evento será finalizado com uma visita pedagógica, junto de Débora Lopes, idealizadora e educadora do projeto Bio.Tátil, e Leandro Mantovani, graduado em Biomedicina com doutorado em Ciências Biológicas.

Na quarta-feira (09/10), o evento conta com três palestras e uma mesa-redonda. Com o início marcado para às 9h, Bianca Ribeiro e Daniel Davoli abrem o dia, tratando sobre o tema Passarinho, que som é esse? Uso do aplicativo Bem-Te-Ouvi para a observação de aves para pessoas com deficiência visual.

Logo após, às 10h30, tem início a palestra Inclusão ao inverso: o esporte utilizado como ferramenta de empoderamento, autonomia e protagonismo, com Waldomiro Correa e Eduardo Leonel, que fazem parte do projeto Fast Wheels.

Às 14h, Gilson Mirim, da Aldeia Paranapuã, trata sobre Educação Indígena: Discussão acerca do processo educativo dos povos indígenas.

O encerramento do evento será feito por Jorge Fernandes, Cristiane Ottoni, Leila Miyoko, Marcelo Silva e Christiane Andrea, que compõem a mesa-redonda do evento para tratar sobre A diversidade dentro do ambiente escolar, às 15h30.

As inscrições podem ser feitas através do site.