Mais uma vez,  a Universidade Santa Cecília (Unisanta) se destacou no Ranking Universitário da Folha de S.Paulo, mantendo sua posição de primeira da Baixada Santista no índice Geral,  e destaque nacional entre as universidades particulares,  pelo nono lugar no País,  no item Inovação.

O Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF  2019 confirmou a  qualidade de ensino da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e sua posição de liderança  na Baixada Santista. Está em nono lugar no País em Inovação, entre as particulares. Na classificação geral, a Unisanta mantém a primeira posição entre as universidades da região, em todos os quesitos,  considerando instituições regionais, sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros.

A classificação, entre 197 universidades examinadas, foi feita a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e avaliação do mercado. Na classificação geral da Baixada Santista, a Unisanta,  entre as universidades particulares, tem 27 pontos a mais do que a segunda da Região e 44  pontos a mais do que a terceira colocada.

Inovação

A Inovação é medida pelo total de pedidos de patentes e a porcentagem de estudos em parceria com o setor produtivo.

Em  Pesquisa, são analisados:  total de publicações científicas; total de citações; relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas; média de citações para cada artigo científico da universidade; media de artigos científicos por professor; publicações em revistas nacionais;  recursos recebidos por instituição e por docente; bolsistas CNPq;  percentual de professores da universidade considerados produtivos pelo CNPq. número de teses defendidas por docente.

Ensino

São consideradas: opinião de docentes do ensino superior; percentual de professores com doutorado ou mestrado, percentual de docentes em regime de dedicação integral ou parcial;  nota média da universidade no Enade.

Internacionalização

Citações internacionais por docente;  percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Avaliação do Mercado

Considera a opinião de empregadores sobre preferência de contratação.

Destaques no ENADE

Outra avaliação importante divulgada na semana passada foi a nota dos alunos de alguns cursos obtida no último ENADE – Exame Nacional do Desempenho de Estudantes,  e do IDD – Indicador de Diferença do Desempenho, atribuída pelo MEC e que mostra o quanto a Faculdade acrescentou aos alunos. Nessas avaliações são considerados ainda os dados sobre o corpo docente, infraestrutura e práticas pedagógicas do curso analisado.

O Curso de Ciências Contábeis da Unisanta, pela segunda vez, tirou a nota máxima  no ENADE (5, de uma escala de 1 a5) . (essa avaliação do desempenho dos alunos é trienal).  Os alunos também tiveram nota máxima  no IDD,  Indicador de Diferença do Desempenho, atribuída pelo MEC e que mostra o quanto a Faculdade acrescentou aos alunos. Nessas avaliações são considerados ainda os dados sobre o corpo docente, infraestrutura e práticas pedagógicas do curso analisado.

Outro destaque desse curso é que a média de aprovação dos alunos no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mesmo fazendo a prova antes de formados,  tem  sido de 100%,  enquanto a média nacional é de 35%.

Obtiveram nota 4, muito boa, no  ENADE 2018: Administração presencial, e os cursos em EAD em Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Outros cursos também foram aprovados no ENADE  com nota3: Comunicação Social (presencial), Design de Interiores (tecnólogo) e os em EAD de Gestão Financeira, Logística e   Processos Gerenciais.

Os demais cursos não foram avaliados em 2018.