Algumas conclusões sobre o local ideal para descarte de sedimentos do porto de Santos, sem prejuízos ao meio ambiente. serão divulgados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) na próxima terça-feira (12/11), às 9 horas, em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST/Portugal), no Consistório, Rua Oswaldo Cruz, 255.
Os estudos começaram em 1998, com apoio do CNPq e convênio com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Estarão presentes o professor Ramiro Neves, do IST de Lisboa e o engenheiro José Chambel Leitão, da Hidromod.
Segundo o professor Gilberto Berzin, foram avaliadas as áreas de descarte atual e alternativas de lançamento do material dragado do porto. O Modelo Hidrodinâmico de Controle Ambiental, tecnologia desenvolvida pela UNISANTA e IST, foi aplicado ao Estudo da Determinação de Áreas de Descarte de Material de Dragagem na Zona Oceânica Exterior à Baía de Santos.
Nos estudos, foi utilizado sistema de modelos computacionais Mohid, baseado em campanhas de medidas metereológicas e oceanográficas, realizadas em 1998/99, 1999/2000 e em 2002. “Avançou-se significativamente no conhecimento da hidrodinâmica da região, pelo estabelecimento de modelos tridimensionais calibrados, que permitem interpretar os fenômenos de dispersão que ali estão ocorrendo”, explica o professor Berzin.
O encontro começa às 9 horas. O professor Berzin falará sobre Técnica da modelagem, Campanhas Oceanográficas, Calibração e Simulações. Às 10 horas, o tema será Modelo tridimensional e cenários, com o engenheiro José Chambel Leitão, da Hidromod. Às 10h45, o professor Ramiro Alves abordará o tema Experiência de Modelagem para Controle Ambiental na Comunidade Européia. Às 11h30, começará mesa redonda sobre Alternativas de Áreas para Lançamento de Material Dragado.