Os acadêmicos podem ajudar a aperfeiçoar a Universidade, com sua avaliação. Basta acessar o Portal do Aluno e responder a algumas perguntas, de 7 de outubro a 9 de novembro, de forma rápida e objetiva. Cada adesão será mostrada visualmente no pátio, com a construção simbólica e progressiva de um “castelo”.

Milhares de peças lego construirão um “castelo” perto dos elevadores, no acesso da Oswaldo Cruz, 277,  à medida em que as respostas surgirem no Portal dos Alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Essa ideia – de se construir juntos a educação, com todos os envolvidos- norteou a criativa campanha feita pela Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP), do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, para esta que será a 6ª Avaliação On-line da Unisanta.

Os alunos da AUPP recepcionarão os estudantes por volta das 19 horas,  na semana que vem, em dia a ser marcado, para erguer, diante deles, os primeiros blocos do “castelo”.  A construção terá o ritmo das adesões no Portal, explica o coordenador da AUPP, professor Aristides Brito. Plaquinhas com os números de participações serão afixadas diariamente junto à obra, mostrando a evolução das adesões.

O mote da campanha, presente em todas as peças publicitárias elaboradas pela AUPP é a mensagem: “Com o passar dos anos a Unisanta vem se aperfeiçoando e proporcionando o que há de melhor para você, aluno. Agora é sua vez de contribuir com a gente.

Lembretes nas mídias: hashtags

Não faltarão lembretes nem convites em todas as mídias sociais, paredes dos pátios, nas entradas e salas de aula, até nos banheiros. Adesivos serão colocados com a imagem do lego, o mote da campanha e a sugestão, adequada ao momento. Como estas hashtags:

Você pendurou sua bicicleta, tranque-a e #partiuNAI

Você está sem carteirinha, pegue a de visitante e #partiuNAI

Você acabou de comer, limpe sua sujeira e  #partiuNAI

Você chegou na quadra, dê o seu melhor e #partiuNAI

Você já usou o pen drive, remova com segurança e #partiuNAI

Você usou o banheiro, lave suas mãos e #partiuNAI.

Você acabou seus estudos, relaxe e #partiuNAI.

Foi criado um fanpage para disseminar essas mensagem nas mídias sociais.

Autoavaliação

Os alunos estão sendo convidados a fazer duas avaliações: dos seus cursos e de seus professores. Sobre os cursos há 19 itens, desde a atuação dos coordenadores, às disciplinas oferecidas, se elas prepararam para o mercado de trabalho, se há laboratórios e infra-estrutura adequados, sistema Wi-Fi, climatização e bibliotecas, entre outros. Também os serviços auxiliares como atendimento do protocolo, secretarias e limpeza das salas de aula são focalizados nas  perguntas.

As questões sobre os professores envolvem desde os planos de ensino a seu cumprimento, bibliografia, trabalhos práticos, provas, relacionamento, assiduidade, diálogo em classe, pontualidade e nível de exigência.

A Unisanta realiza sua autoavaliação bem antes de essa medida ser institucionalizada pelo MEC, o que ocorreu em 2004. O NAI instituiu sua Comissão  Própria de Avaliação – CPA e seu Núcleo de Avaliação Institucional – NAI em 1999. As primeiras  avaliações foram feitas por intermédio de impressos e as on-line estão sendo realizadas há seis anos.

O presidente da CPA é o dr. Antonio de Salles Penteado e os membros da equipe são os professores Antonio Carlos Simonian dos Santos, Maria Cristina Pereira Alves e Marilena Caetano.