Às 10 horas desta terça-feira (29/3), haverá coletiva com o atleta olímpico de ciclismo, Gideoni Monteiro  e integrantes da equipe de ciclismo de Santos, que agora passa a ter apoio também da Unisanta. O Brasil terá um representante no ciclismo de pista depois de 24 anos de ausência

Mantendo a filosofia da educação aliada ao esporte, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) passou a ser a mais nova parceira da equipe de ciclismo Memorial-Santos/Fupes. Aluno de Administração da Universidade, Gideoni Monteiro já tem vaga garantida no ciclismo nas Olimpíadas Rio 2016. Monteiro e outros integrantes da equipe atenderão à Imprensa nesta terça-feira (29/3), às 10h, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277.

A equipe é composta por 16 homens e 12 mulheres da categoria Elite, 14 atletas de outras categorias (juniores, juvenis, infanto-juvenil e infantil), além de atletas no paraciclismo.

Gideoni Monteiro acaba de se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio. O atleta conquistou o bronze (omnium) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, o 4º lugar (omnium) nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, foi campeão (perseguição individual) pan-americanos (12), bicampeão pan-americano sub-23 (08 e 11) e campeão (omnium) brasileiro (14).

Além de Gideoni, também possuem expressivos resultados Rafael Andriato, que regressou à equipe após oito anos como profissional na Itália; Armando Camargo e Endrigo Pereira, que, ao lado do Gideoni, estiveram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

No feminino, destaque para Ana Paula Polegatch, vice-campeã Mundial Militar na prova de contrarrelógio individual, na Coreia, em 2015, e Camila Coelho, campeã da prova Ciclística 9 de Julho.

Além dos talentos individuais, a equipe também tem grande relevância no cenário nacional com o pentacampeonato no Ranking Brasileiro de Ciclismo (masculino); bicampeonato no Ranking Brasileiro de Ciclismo (feminino); mais de 70 títulos nacionais nas disciplinas pista e estrada; seis vitórias na Prova Ciclística 9 de julho; tricampeonato da Volta Ciclística do Estado, entre outros.

Olimpíadas Rio 2016 – O Brasil terá um representante no ciclismo de pista depois de 24 anos de ausência. A vaga foi conquistada pelo cearense Gideoni Monteiro durante o Mundial da categoria, realizado em Londres, Inglaterra. Ele acredita que tem chances reais de disputar uma inédita medalha.

A última participação brasileira no ciclismo de pista em olimpíadas foi em 1992, em Barcelona.

Sobre o atleta – Aos 26 anos de idade, Gideoni nasceu em Groaíras, no Ceará e começou a pedalar aos 13, em Sergipe, por influência de um tio. Depois, passou a competir em São Paulo, primeiro por Iracemápolis. Chegou a competir na Itália, passou por Ribeirão Preto e chegou à Memorial. Nos Jogos Pan-Americanos, foi destaque ao garantir o bronze, na mesma Omnium.

Vale destacar que, além de Gideoni, o ciclismo santista pode ter mais duas representantes. Ana Paula Polegatch e Camila Coelho disputarão voltas no exterior e também o Pan-Americano, tentando ampliar o número de vagas para o País.

Próximos passos – Além do evento mais esperado do ano, as Olimpíadas Rio 2016, a equipe também participará do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo na Venezuela, da Volta do México, da Volta da Costa Rica, da Volta do Rio Grande do Sul, da Volta de Santa Catarina, do Tour do Rio e Copa América de Ciclismo.