Alunos poderão fazer intercâmbio em Ciências Biológicas e se inscrever em cursos de Mestrado de Ecologia da Unisanta. Em março, foram assinados protocolos com a Universidade Autônoma do México e a Universidade Nacional da Costa Rica.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está ampliando seus intercâmbios internacionais e acaba de anunciar a terceira parceria deste ano. Documento a ser assinado em breve com a Escola Agrícola Panamericana de Honduras, conhecida como El Zamorano ou Zamorano, prevê intercâmbio de pesquisadores e alunos por meio de herbários, para a graduação em Ciências Biológicas. Como Zamorano não tem cursos de Pós, poderá inscrever seus estudantes no Curso de Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília.Outra possibilidade é a respeito de Agência de Inovação. “ Zamorano desenvolve patentes de técnicas agronômicas e haverá possibilidade de associação com nossos professores nas áreas de botânica, ecologia e fitoterapia”, afirmou o professor Daniel Siquieroli Vilas Boas, Coordenador de Internacionalização da Universidade Santa Cecília.

“O objetivo dessa visita foi o de firmar mais um acordo internacional de cooperação com a finalidade de implantar novos laços de integração internacional para promover o reconhecimento e o respeito pelas diferenças e pela identidade cultural entre países da América Latina”, acrescenta Siquieroli.

Ele foi recebido em Honduras pela professora associada Erika Tenorio, em nome de seu reitor, dr. Roberto García Cuevas, no último dia 5 de maio. O foco principal de El Zamorano é agrícola. São disponibilizados quatro programas de graduação: Administração de Agronegócio, Agroindústria e Alimentos, Ciência e Produção Agrícola, Desenvolvimento Socioeconômico e Meio Ambiente. Seu herbário, chamado Paul Standley, acolhe perto de 300 mil espécimes classificados de Meso-América, que estão disponíveis aos alunos. A coleção de pragas e insetos benéficos soma 200.000 exemplares.

Herbários e acervos zoológicos

A Unisanta tem o Herbário Científico certificado pelo The New York Botanical Garden, primeiro e único da região a receber esse reconhecimento, em 2012. Inaugurado em 1998, abriga mais de 7 mil exemplares de grupos vegetais. Destacam-se a flora da restinga de Bertioga, algas do litoral da Baixada Santista, flora do Jardim Botânico de Santos, plantas medicinais nativas e exóticas. O Acervo Zoológico da Unisanta abriga a Coleção Científica Regional de Peixes da Região da Costa da Mata Atlântica, que integra o Banco de Dados Interistitucionais de Biodiversidade de Peixes da Região Neotropical, sistema de nível mundial que envolve institutos selecionados na Europa e nas Américas, e o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade de Peixes (SIBIP). É a segunda maior coleção particular do País.

A escola Agrícola panamericana El Zamorano hospeda espécies nativas da região e exóticas do mundo tropical. Durante 11 meses por ano, a instituição recebe cerca de 1.200 estudantes de diversos países das Américas, em uma área de 200 km², reservada para os dormitórios estudantis.
Zamorano é o nome da família da província de Zamora, Espanha, que originalmente era proprietária do imóvel. A escola foi fundada em 1941 por Samuel Zemurray (1877-1961), um russo naturalizado americano e presidente da United Fruit Company. A instituição está localizada no vale do Yeguare, a cerca de 30 quilômetros da capital hondurenha.

A propriedade inclui florestas naturais, duas microbacias, grandes áreas produtivas, áreas de lazer e vários edifícios. Abriga numerosas espécies selvagens e muitas são aves migratórias que compartilham seus espaços durante certas épocas do ano.

México e Costa Rica

Pelo convênio assinado neste ano com a Universidade Nacional de Costa Rica, houve um grande interesse em contatos com professores da área de educação física, para desenvolver e aperfeiçoar atividades esportivas de alto desempenho, em que a Unisanta tem grande experiência. Também existem ações na área de fisioterapia, de grande interesse acadêmico.

Quanto à UNAM-Universidade Autonoma do México, há projetos de incentivar a mobilidade de professores e alunos em intercâmbios e pesquisas entre os dois países. A Unisanta recebeu pesquisadores de Odontologia, para realizar um seminário internacional sobre ATM – Articulações Temporo-mandibulares, área em que a Santa Cecília mantém linha de pesquisa interdisciplinar muito atuante, além de atendimento a portadores da patologia que aflige muitas pessoas. Os contatos realizados neste ano com as universidades de Costa Rita e do México foram intermediados pelo professor Áureo Pasqualeto Figueiredo, vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta.

Outros intercâmbios

A Universidade Santa mantém intercâmbio com diversas universidades da Europa, Estados Unidos e América Latina, para aperfeiçoamento de estudos de alunos e professores, estes em nível de pós-graduação. Os critérios de admissão aos cursos em outros países dependem das universidades e, em alguns casos, dos seus respectivos governos. Geralmente, as instituições de ensino exigem dos candidatos propostas de estudos bem fundamentadas, em consonância com as pesquisas por elas desenvolvidas.

Entre as instituições com as quais há décadas a Unisanta mantém intercâmbios destacam-se as seguintes:

Graduação

Intercâmbio Internacional com o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, em Toulouse, na França. Trata-se de um dos maiores polos de tecnologia da Europa, que recebe para estágio alunos de Engenharia Eletrônica, Elétrica e Engenharia de Computação da Unisanta; Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito; Universidade de Coimbra (alunos de Fisioterapia, Administração e Direito, entre outros); Universidade de Santiago do Chile.

No projeto Ciências sem Fronteiras – da Capes –CNPq – os alunos podem se inscrever quando das chamadas do Programa. Ciência sem Fronteiras é um programa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Universia – para ações em universidades iberoamericanas.
Portos da Europa
Visita técnica aos terminais portuários da Antuérpia (Bélgica) e de Roterdã (Holanda)
Público alvo: alunos de Administração, Logística, Engenharia, Administração, Direito e Biologia e dos demais cursos que apresentarem projetos adequados ao projeto.

Pós-graduação

Universidades de Sevilha e Huelva, na Espanha. Pùblico alvo: professores da Faculdade de Direito.

Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) Hidromod.

Universidade de Gênova – referência na Europa na área de Logística. Pesquisas conjuntas, intercâmbios, realização de atividades acadêmicas e científicas, cursos, conferências e seminários. Áreas: Gerenciamento Logístico; Simulação e Treinamento Portuário; Projetos Industriais; Gerenciamento de Risco; Projetos de Desenvolvimento de Sistemas Complexos; Sistemas de Geração, Transmissão, Distribuição e Controle de Energia Elétrica e Sistemas de Termofluidos Mecânicos.

Universidade de Sevilha. Público alvo: professores de Direito .

Redes Internacionais de Pesquisa.
Mais de 65 acordos de intercâmbio técnico-científico com instituições internacionais para fins de projeto de pesquisa. Dentre elas.

Projeto Alfa – Rede CUETEAL (Cooperação Universidade – Empresa nas áreas de Engenharia, Economia e Logística de Transporte) com as Universidades de Lãs Palmas (Espanha), Belgrano (Argentina), Porto (Portugal) e Le Havre (França).

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

Projeto Erasmus Mundus, financiado por países da União Europeia.
Público-Alvo: graduados pela Unisanta interessados em fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Águas e Gerenciamento Costeiro.

Cátedra Unesco. Participação das Universidades de Algarve (Portugal), Bergen (Noruega), Cádiz (Espanha) e Plimouth (Inglaterra). Intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.